Cidade

Município cobra do Estado recursos do programa Somando Forças que deveriam ter financiado as obras no HAC

A prefeitura está cobrando oficialmente do Governo do Estado quase R$ 3 milhões em recursos do programa Somando Forças que deveriam ter chegado ao município entre 2015 e 2016 para financiar as obras do Hospital Alcides Carneiro. Os recursos foram conquistados pelo governo municipal, mas, das 10 previstas, cinco não foram repassadas. Para garantir a execução das obras, o município antecipou os recursos e vem tentando, desde então, o ressarcimento. O último repasse referente ao convênio foi liberado em julho do ano passado.

“Fazer uma obra em um hospital importante como é o Alcides Carneiro, mantendo seu funcionamento, exige comprometimento e responsabilidade, mas não vimos essa preocupação por parte do Governo do Estado. Para garantir as intervenções, usamos recursos dos royalties para pagar a empreiteira e, desde então, estamos cobrando que o Estado regularize o pagamento. Fizemos a nossa parte, cumprindo nosso compromisso e fazendo um novo HAC, mas precisamos que o Governo do Estado também faça a parte dele. Já apresentamos a prestação de contas à Secretaria de Obras do Estado e precisamos que garantam o ressarcimento aos cofres municipais”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

As obras de reforma e ampliação do Hospital Alcides Carneiro foram iniciadas em março de 2014 na maternidade, pediatria e centro de atendimento (portaria). A nova maternidade, que ganhou um novo prédio, conta agora com novos leitos (todos com banheiros e aparelho de televisão) garantindo a privacidade e mais comodidade para as mamães. A pediatria também ficou com cara nova e os leitos ganharam banheiros e aparelhos de TV. O setor também foi ampliado ganhando leitos de albergue, isolamentos e uma nova brinquedoteca.

O centro de atendimento, onde funcionam recepção, internação, direção geral, técnica e de enfermagem, planejamento, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Núcleo Interno de Regulação (NIR), marcação de exames e Centro de Pesquisas e Estudos, também foi ampliado, garantindo um espaço mais organizado e amplo para os pacientes e seus familiares. O hospital também ganhou uma nova entrada para as ambulâncias.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).