Cidade

Ministérios das Cidades e da Integração Nacional vão enviar recursos para as áreas afetadas no município

Após os deslizamentos de terra, causadas pelas fortes chuvas em Petrópolis, o prefeito Rubens Bomtempo esteve nesta quarta-feira (16) nos ministérios das Cidades e da Integração Nacional onde teve a promessa de recursos para as áreas afetadas no município. O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), responsável pelo agendamento dos encontros, não pode estar presente pois, como coordenador da bancada, estava em reunião com o governador Luiz Fernando Pezão sobre a crise no Rio, mas mobilizou a equipe de seu gabinete em Brasília para dar apoio ao prefeito.

No Ministério das Cidades, o prefeito de Petrópolis esteve com o secretário-executivo da pasta, Luciano Oliva Patrício, para pedir a inclusão da área afetada, no bairro Quitandinha, no programa PAC Encostas, que prevê obras de prevenção em contenção de encostas, assim como vem sendo feito em outras 14 localidades consideradas de risco na cidade. Patrício informou que na próxima terça-feira (22) será publicado um decreto contemplando novas áreas no programa e garantiu que irá acelerar o processo do município assim que receber a documentação, já enviada pela Caixa Econômica Federal ao Ministério, para, assim, garantir o recurso do programa.

Bomtempo também esteve com o ministro da Integração, Helder Barbalho, que se colocou à disposição para ajudar na recuperação da cidade e afirmou que os recursos estarão disponíveis até sexta-feira da próxima semana, se a prefeitura apresentar o plano de trabalho até segunda-feira (21). “O governo se mostrou disposto a ajudar Petrópolis neste momento difícil e teremos mais verbas para a contenção das encostas e para recuperar a área atingida”, disse o prefeito de Petrópolis.

O deputado Hugo Leal também se mostrou satisfeito com o resultado dos encontros. “O município precisa de auxílio federal e também estadual para ficar mais seguro para a população. Petrópolis sofre por sua situação geográfica e pelo aumento do volume de chuvas”, disse o parlamentar. O último balanço da Defesa Civil de Petrópolis registrou 74 ocorrências e apontou que mais de mil toneladas de pedras e terra desceram de uma encosta de 200 metros no bairro Quitandinha. Duas pessoas morreram e cinco casas na Rua Uruguai foram atingidas. O Secretário municipal de Defesa Civil, Rafael Simão, alerta que ainda há riscos de novos deslizamento.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).