Neste domingo (11), o Palácio de Cristal recebe a Academia Jovem Concertante para uma apresentação às 19h. A entrada é franca.
Criado e dirigido pela pianista Simone Leitão, a AJC estreou em 2012 com uma turnê que percorreu sete estados brasileiros. Com um trabalho intensivo de repertório orquestral variado, o projeto visa preparar o jovem músico para ser integrante de orquestras importantes do país. Por ser itinerante, o objetivo é levar a música sinfônica para lugares e espaços pouco explorados por essa forma de arte. Além disso, existe um grande enfoque no repertório da música de câmara, e os músicos têm a oportunidade de se apresentar em concertos didáticos.
Academia busca o formato inédito da itinerância e de constante renovação para promover um intercambio entre jovens estudantes de diferente regiões e realidades sociais. A segunda missão é a formação de plateia: 60% dos concertos são gratuitos em praças públicas e espaços inusitados como canteiros de obra.
É importante frisar que Academia Jovem Concertante não é uma orquestra de formação, e atende como um laboratório/estágio, pois os “acadêmicos” devem estar no nível de pré-inserção no mercado de trabalho.
Veja o programa:
- C. GUARNIERI (1907 – 1993) – Abertura Concertante
- DVORAK (1841 – 1904)
Sinfonia no. 8 em Sol Maior op. 88
- RACHMANINOFF (1873 – 1943)
Concerto no. 2 para piano e orquestra em dó menor op. 18



