Concer: o uso correto do acostamento salva vidas
Concer: o uso correto do acostamento salva vidas
Cidade

Coleta de lixo deve ser regularizada nesta semana

Com lixo acumulado nas ruas desde antes do Natal, a coleta na cidade, segundo informações da prefeitura, cresceu 63% por dia desde dia 9 quando uma nova empresa, contratada emergencialmente, passou a operar. A previsão é de regularizar a coleta em toda a cidade nesta semana.

A empresa contratada emergencialmente para fazer o serviço recolheu 63% de lixo a mais por dia em média. O ápice foi no dia 7 de janeiro, quando foram retiradas 630 toneladas de resíduos da cidade.

Normalmente, são recolhidos em torno de 272 toneladas de lixo diariamente em Petrópolis. Porém, apenas entre segunda (9) e quinta (12), a Força Ambiental coletou em média 444 toneladas/dia. O esforço maior aconteceu durante o final de semana, quando 1.050 toneladas foram retiradas das caçambas da cidade e levadas para o transbordo de lixo, às margens da BR-040. Ao longo dessa semana, foram mais 1.778 toneladas.

A PDCA Serviços, que transporta o lixo do transbordo para o aterro sanitário de Pedro do Rio, fez 51 viagens de carretas carregadas de resíduos nesse período de atuação.

Após a contratação emergencial das duas empresas para fazer o recolhimento e o transporte do resíduo domiciliar, respectivamente, 85% do serviço já foi normalizado.

Entretanto, alguns locais ainda sofrem com o acúmulo de lixo, como a servidão atrás do Palmeiras, no Itamarati, conforme vídeo enviado por um leitor:

As maiores dificuldades são as partes mais altas ou de difícil acesso para os caminhões grandes, como morros ou locais com ruas estreitas.

Temporariamente, a Força Ambiental alugou três caminhões pequenos para realizar a coleta nesses locais. Na próxima quarta (18), a empresa já vai contar três compactadores de pequeno porte próprios. Uma semana depois, serão mais quatro. Dessa forma, a empresa vai atuar com uma frota de 30 caminhões rodando a cidade. Ao todo, mais de 200 pessoas foram contratadas para o serviço.

“ Um desafio que está sendo cumprido colocar a coleta em dia. Isso libera a Comdep para realizar o recolhimento de entulho. Quatro caminhões e duas máquinas estão sendo utilizados para esse serviço”, disse o presidente da Comdep, Wagner Silva.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).