Duas equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) foram deslocadas para fazer a retirada de barreiras nos bairros Duques, Independência, Siméria e Taquara na manhã desta quarta-feira (15). Uma retroescavadeira e dois caminhões foram levados para o Duques. A mesma quantidade de equipamentos também foi levada para a Rua Presidente Sodré. Cada equipe conta com cinco pessoas. Outros 80 funcionários estão realizando limpeza de outras localidades.
O trabalho de raspagem da lama, varrição e lavagem de ruas começou na noite de terça (14) e se estendeu até às 3h30 da madrugada de quarta-feira, sendo retomadas às 7h. Cerca de 40 homens e um caminhão-pipa foram destacados para fazer o serviço na Rua Coronel Veiga. No Centro, 15 pessoas realizaram o trabalho com auxílio de um caminhão-pipa. Para o Bingen, houve deslocamento de 25 funcionários.
“Começamos a trabalhar assim que a água começou a baixar e continuamos madrugada adentro. Já hoje pela manhã, retomamos o serviço, indo aos locais onde houve queda de barreira e fazendo a limpeza das ruas que foram alagadas”, afirmou o presidente da Comdep, Wagner Silva.
A Secretaria de Obras também foi ao Duques e ao Siméria para realizar a desobstrução da rede de água pluviais. A equipe de manutenção viária fez tapa-buraco no Morro do Agnelo.
A Comdep ainda foi acionada na manhã desta quarta para fazer manutenção de calçadas que foram danificadas em dois locais do Centro. Na 16 de Março, dois homens trabalharam próximo a Galeria Gelli. Já na esquina das ruas Marechal Deodoro e Imperador, próximo ao antigo Fórum, foi necessário fechar um buraco aberto durante a obra de enterramento dos fios e que foi agravado com a chuva. Três pessoas fizeram o serviço.
Prefeito e secretários vistoriam locais atingidos pela chuva
O prefeito Bernardo Rossi esteve na manhã desta quarta-feira (15) nos locais mais atingidos pela chuva, ao lado do vice-prefeito Baninho e dos secretários de Defesa Civil, Paulo Renato Vaz; de Obras, Ronaldo Medeiros e de Assistência Social, Denise Quintella, Bernardo esteve na Rua Rosalina Virginia de Freitas Carvalho, no Duques, onde Adilson Silvio Kopke, 72 anos, foi atingido por uma barreira.
Vítima fatal, o aposentado estava retirando o carro de uma garagem próximo à sua casa quando foi atingido. O mesmo local já sofreu três quedas de barreiras em anos anteriores, porém, de menor gravidade. Nenhuma intervenção como drenagem foi feita no local nos episódios anteriores de acordo com os moradores.
Na noite de terça-feira, uma grande quantidade de água proveniente de habitações acima do local ocasionou o deslizamento de terra. A Defesa Civil avalia se a corrente de água pode ter sido canalizada por um condomínio como apontaram os moradores da parte mais baixa da localidade.
“Estamos trabalhando de forma integrada, com equipes da Defesa Civil, CPTrans, Comdep, Obras e Assistência Social para atender as ocorrências no menor tempo possível”, disse o prefeito, que lamentou a morte do aposentado. “Estamos prestando também nossa solidariedade à família e também apoio por meio da Assistência Social. A Defesa Civil segue em alerta e estamos trabalhando em prevenção e sistema de evacuação com sirenes e pontos de apoio no caso de chuvas fortes”, completa.
No Siméria, a barreira atingiu uma casa na Rua Presidente Sodré. No momento do deslizamento, ele não estava em casa. “Meu pai está internado, por isso não estava em casa. Levamos um susto enorme, mas o mais importante é que ninguém ficou ferido”, disse Alessandra Alves.
Foram registradas 39 ocorrências por conta da chuva de terça-feira (15).O maior índice pluviométrico registrado foi no Independência, onde choveu 180 milímetros em seis horas. Em fevereiro, durante todo o mês, choveu 162 milímetros.