Em audiência pública realizada nesta semana, o diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Maurinho Branco, convidou os vereadores a formarem uma comissão para acompanhar ações de fiscalização às empresas de transporte público do município. O presidente da Companhia apresentou ainda um balanço das ações da CPTrans para garantir melhorias no sistema de transportes e ainda dados sobre as ações de fiscalização, destacando quo o trabalho já resultou em 529 notificações.
Atualmente, 100% da frota está adaptada a cadeirantes, no entanto existe uma taxa de quebra de elevadores destes ônibus de 10% – número menor do que acontecia em janeiro, por exemplo, quando essa taxa era de 30%. A CPTrans trabalha para que esse número continue caindo.
Na última fiscalização realizada pela CPTrans nas garagens das empresas, foram solicitadas 321 adequações nas frotas das cinco permissionárias, além da resposta a 51 notificações. Essas solicitações foram necessárias para garantir maior qualidade no transporte da população. “É importante que as empresas mantenham a qualidade na prestação do serviço”, pontuou Maurinho Branco.
Estacionamento irregular prejudica operação de ônibus no Siméria
Três linhas de ônibus que atendem o bairro Siméria ficaram mais de quatro horas sem operar nesta semana. O problema foi provocado por um caminhão que estacionou de forma irregular na Estrada Presidente Sodré afetando a operação das linhas 407, 438 e 446, das 16h às 20h20. Os ônibus não tinham como manobrar e ficaram presos no bairro.
De acordo com a empresa Petro Ita, os coletivos deixaram de fazer 22 viagens. Além de estacionar de forma irregular, na hora da manobra o caminhão atravessou a pista, interditando a via. A empresa acionou a Companhia Petropolitana de Trânsito imediatamente e lembra que o estacionamento irregular é um dos problemas graves que afeta a circulação dos ônibus na cidade. A Petro Ita pede mais fiscalização do poder público.