Cidade

Período de renovação de cartão de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida passa a ser de 5 anos

A CPTrans aumentou para 5 anos o período de renovação do cartão de estacionamento para pessoas com a mobilidade reduzida. O documento era renovado, anteriormente, uma vez por ano. Atualmente, há cerca de 500 cartões emitidos para pessoas com deficiência física, mental – que afetam a mobilidade – e visual. Petrópolis conta com 47 vagas demarcadas para deficientes – número acima do que é estipulado pela legislação – mas está mapeando outras vagas para aumentar ainda mais esse número.

Para fazer a retirada do documento é necessário comparecer à sede da CPTrans, localizada no número 115 da Rua Alberto Torres, no Centro. Os documentos necessários são originais e cópias da habilitação, documento do veículo, comprovante de residência e laudo médico comprovando a dificuldade em locomoção. Pessoas cuja deficiência seja considerada irreversível e que já tenha apresentado laudo à companhia, não precisam levar novo laudo na renovação.

O Conselho Nacional de Trânsito estabelece que 2% do total de vagas demarcadas em cada município sejam destinadas a pessoas com deficiência. Apesar de Petrópolis ter número superior a esse, as equipes da CPTrans já mapeiam as vagas de rotativo para ofertar mais vagas. A previsão é que a ampliação seja feita até o fim do ano.

“Além de termos mais vagas, também precisamos que que as pessoas também sejam conscientes e façam sua parte, que é obedecer a legislação e não parar nas vagas destinadas aos deficientes. Estamos respeitando as determinações legais quanto à pintura e demarcação dessas vagas. Todas as que já estão demarcadas receberam nova pintura, o que por anos foi negligenciado”, frisou o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco

Foto: Marcello Santos

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).