As intervenções na Praça Duque de Caxias, conhecida como Praça do Skate, chegaram ao fim. Segundo informações do município, foram feitas melhorias nos bancos e buracos foram fechados. A parte de trás da pista foi fechada por questões sanitárias e de segurança. Depois do serviço promovido pela Secretaria de Obras, a Comdep realizou a pintura com cinco latas de 3,6 litros de tinta para piso na cor concreto. O local já até ganhou uma nova arte em grafite, feita pelos próprios frequentadores da pista.
Contudo os principais responsáveis pela manutenção e melhorias são os próprios frequentadores do local. A loja SOMA Skate Arte, por exemplo, arrecadou materiais e promoveu um mutirão para reformar os obstáculos utilizados pelos skatistas, e também contou com a ajuda de pessoas vindas do Rio de Janeiro na ação.
Há anos os skatistas se mobilizam para se reunir com o poder público, a fim de realizar um projeto para uma verdadeira reforma ou a construção de uma praça de skate melhor em outro local, mas até hoje não tiveram um retorno das autoridades neste sentido.
A pista é uma das duas que o município tem – a outra fica no CEU da Posse. A Praça Duque de Caxias passou por uma reurbanização em 2004 e nunca mais teve o mesmo cuidado. Esse ano, o local vem recebendo atenção da Guarda Civil, que faz rondas diariamente e também manteve o ônibus de videomonitoramento por cerca de um mês próximo à Praça do Skate, garantindo a tranquilidade dos frequentadores. Também já foi feito a correção de pontos de luz que estavam apagados e reparos em bancos de madeira quebrados.
Ainda de acordo com informações do município, as principais praças da cidade já receberam intervenções, como a Praça da Liberdade, da Inconfidência, Visconde de Mauá (Águia), Dom Pedro, dos Expedicionários, Bosque do Imperador, de Cascatinha, entre outras, já receberam conserto de chafarizes, de parquinho, bancos, jardinagem, limpeza, pintura, entre outros serviços. Elas também ganharam reforço de segurança, com maior presença da Guarda com o aumento da rotina de rondas de patrulhamento.
*Matéria atualizada no dia 3 de setembro, às 23h35