Nascida de uma chuva de arco-íris e com a beleza das flores, a jovem Florisbela viaja o mundo todo em sua carroça contando as diversas histórias da sua vida entrelaçadas pelos contos dos irmãos Grimm. Este é o enredo de “Florisbela – Uma viagem Germânica” que será apresentada na Sala Guiomar Novaes, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A contação de história teatralizada acontece nos dias 9, 12 e 23 de setembro, às 16h.
A ideia do projeto da Cia Construção Cena nasceu há dois anos, mas ganhou vida em junho, com a estreia do espetáculo na programação da 28ª Bauernfest. Neste trabalho, a Cia apresenta uma contação de história diferenciada, usando o teatro e também a música como ferramentas para narrar as experiências de Florisbela, que nasceu em uma aldeia onde todos eram contadores de histórias. Com sua mala vermelha cheia de livros, ela viaja para a Germânia – onde hoje está a Alemanha – a contar histórias conhecidas do universo infantil, como “Chapeuzinho Vermelho”, “João e Maria” e outras dos conhecidos irmãos Grimm.
No figurino original da personagem mescla o medieval e o renascentista, e dentro da vestimenta estão presente alguns adereços que fazem referência à cultura Germânica de fácil identificação para as crianças.
“Nossa ideia é resgatar na criança essa viagem no imaginário dentro de histórias que não são apenas os contos de princesas. Com essa contação teatralizada e musicada queremos despertar a interação na criança. E criei o texto homenageando a nossa cidade e a história da colonização alemã, para que desde pequenas as crianças aprendam sobre a nossa cultura”, explicou a atriz Beth Silveira, que assina o texto e interpreta Florisbela, acompanhada de Bárbara Pio na música e violão.
O ingresso para a atração, no valor de R$ 10, pode ser adquirido nos dias do evento.
Serviço
Local: Sala Guiomar Novaes – Centro de Cultura Raul de Leoni
Datas: 9, 12 e 23 de setembro
Horário: 16h
Ingressos: R$ 10,00