Na última semana, a CPTrans concluiu a fiscalização periódica às permissionárias de transporte público do município, resultando em 458 exigências de melhorias nos 392 veículos que compõe a frota municipal
Durante a ação, os fiscais da companhia encontraram problemas de limpeza, bancos rasgados, lanternas queimadas, extintores de incêndio com defeito, falta de adesivos de lotação, bancos soltos, falta de braço de apoio para cadeirantes, luz de freio danificada, teto com avarias, entre outros. Alguns dos problemas, no entanto, causados por conta de ato de vandalismo.
O diretor-presidente da CPTrans acompanhou a fiscalização realizada na empresa Cascatinha – empresa cujo ônibus da linha Alto Comunidade do Neylor perdeu o freio no último dia 14. A empresa teve 48 carros vistoriados recebendo três notificações e 110 exigências.
A Expresso foi a primeira empresa a ser fiscalizada no último dia 28 de agosto. Com 80 carros em sua frota, a CPTrans exigiu 27 melhorias aos veículos e expediu quatro notificações. Aliás, o mesmo número de notificações foi dado à empresa Cidade das Hortênsias, que tem 35 anos e recebeu 32 notificações. A concessionária foi fiscalizada no dia 29.
Com 120 veículos em sua frota, a PetroIta recebeu 10 notificações e terá que atender a 68 exigências. A empresa foi fiscalizada nos dias 5 e 6 de setembro. Já a Turb foi a empresa com mais exigências solicitadas: são 221 e seis notificações. A empresa conta com uma frota de 109 veículos e foi fiscalização nos dias 12 e 13 de setembro.
“A CPTrans está preparando os relatórios para enviar às empresas. Após isso, elas deverão fazer as melhorias sob pena de multa, caso não atendem às exigências. Elas estão sujeitas a receber uma multa a cada uma das alterações não realizadas e, em casos reincidentes a multa aplicada dobra progressivamente”, explicou o chefe da divisão de transportes, Alexandre Lima.
Sobre o caso, o Setranspetro enviou a seguinte nota: “O Setranspetro vem a público esclarecer que a fiscalização realizada nas empresas de ônibus por parte da CPTrans demonstra a transparência e a regularidade das relações entre o órgão Público Gestor e o Sistema de Transporte Urbano Municipal. Acredita que o trabalho contínuo e a fiscalização fazem parte da rotina e contribuem para a melhoria dos serviços prestados. Porém, sobre os apontamentos, o Setranspetro informa que as empresas ainda estão recebendo as exigências e notificações e defende que o critério de vistoria precisa ser revisto já que a grande maioria dos problemas apresentados e citados pela própria CPTrans estão relacionados aos atos de vandalismo e à comunicação visual interna, e não a questões ligadas à segurança dos passageiros e dos rodoviários. Todos os problemas apresentados serão resolvidos, inclusive por já fazerem parte do planejamento de manutenção das empresas operadoras. Por fim, destaca que os índices de cumprimento de viagens são muito elevados na cidade, superando a média 96% das viagens previstas em um mês. Os problemas que ocorrem em geral são gerados pela falta de qualidade viária, com ruas com péssimo estado de pavimentação e excesso de quebra-molas, por exemplo. Os outros problemas que interferem na dificuldade de cumprimento das viagens estão ligados ao trânsito, provocados por estacionamentos irregulares e falta de mobilidade urbana. Para tentar coibir os atos de vandalismo, as empresas estão estudando a instalação de mais uma câmera na parte de trás dos ônibus.”