Nesta terça-feira (26) vai ser inaugurada a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para o atendimento dos moradores que residem no Centro da cidade. A unidade que antes funcionava na Rua 24 de Maio, passa para a Rua Dr. Sá Earp – nº 39, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O CRAS assiste 2 mil pessoas por mês e a Secretaria de Assistência Social estima que esse número dobre devido a facilidade de acesso com a proximidade com o Terminal Rodoviário do Centro.
A mudança de endereço visa promover mais acessibilidade e conforto às famílias que buscam atendimento na unidade. O CRAS oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de orientar sobre os benefícios assistenciais e sobre o processo de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A nova unidade será denominada CRAS Pe. Jac e terá ainda uma brinquedoteca e o estímulo para criação de oficinas de artesanatos, grupos de convivência e palestras. A secretária de Assistência Social, Denise Quintella, explica que o nome da unidade é uma homenagem ao Padre Jac, a pedido do prefeito Bernardo Rossi.
Central de Libras passa a funcionar no CRAS Centro
Garantindo mais acessibilidade aos deficientes auditivos do município, a prefeitura promoveu a mudança da Central de Libras que antes funcionava no Centro Administrativo, para uma sala do Centro de Referência de Assistência Social, uma vez que o CRAS é a porta de entrada da Assistência Social no fortalecimento da convivência com a família e com a comunidade. Os atendimentos são gratuitos a população perante agendamento que podem ser pessoalmente de 8h às 17h, às segundas, quartas e quintas-feiras; às terças de 8h às 14h, ou por e-mail: cilpetropolis@hotmail.com
“A central de libras faz um trabalho que pode ser solicitado por toda população que necessite. Basta que eles entrem em contato e programe o acompanhamento, que pode ser virtual ou presencial. Dentre as ações que acompanhamos estão a marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos pessoais, cadastramento nos programas sociais governamentais, consulta de situação de benefícios e auxílio na consulta de benefícios ao trabalhador entre outros”, explicou a secretária de Assistência Social Denise Quintella.