Educação

Escola Municipal Abelardo de Lamare vai contar com ensino em tempo integral

No próximo ano, a Escola Municipal Abelardo de Lamare, localizada no Caxambu, vai passar a contar com ensino em tempo integral. São 100 alunos do Ensino Fundamental I do 1º ao 5 º ano que vão estudar durante o dia todo e terão, ainda atividades pedagógicas, esportes, artísticas e culturais de forma integrada. A prefeitura vai aumentar ainda a oferta de vagas para a educação infantil – crianças até 5 anos – em 50%, oferecendo a oportunidade de ingresso na rede para outras crianças que moram na localidade. Já os 115 alunos do 6º ao 9º ano terão aulas na unidade Senador Mário Martins, que fica a cinco minutos da Lamare – 1,5 km – e o transporte desses alunos será ofertado pela Secretaria de Educação, em ônibus escolar próprio.

Com o ensino integral muda a rotina de aprendizado das crianças – entre 6 e 10 anos – na unidade. Além das matérias regulares haverá reforço escolar e atividades de esporte e cultura. Os alunos também terão mais uma refeição no dia e o ônibus escolar mais horários para o transporte dos estudantes.

Hoje apenas quatro escolas das 115 unidades da rede têm ensino integral, o que representa 3,5% das unidades. São 504 alunos apenas estudando o dia todo.

Esta transformação está prevista no Plano Nacional de Educação, editado em junho de 2014 e com cumprimento atrasado em Petrópolis. “A mudança já deveria ser mais ampla para chegarmos a 2025 com a meta cumprida”, observa o secretário de Educação, Anderson Juliano.  Também atendendo ao Plano Municipal de Educação, o ensino integral, em oito anos, precisa estar funcionando em 50% das escolas públicas.

“Em específico na Abelardo de Lamare estamos levando uma oportunidade de mais vagas na educação infantil que é uma demanda da localidade e, ao mesmo tempo dando força ao ensino integral, que é uma meta da Educação na cidade, qualificando melhor a nossa base. Isso fortalece o ensino dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano para que eles tenham um aproveitamento melhor no ensino fundamental II e ensino médio”, apontou o secretário de Educação.

As mudanças foram apresentadas à comunidade escolar em uma reunião feita pela equipe técnica da Secretaria de Educação na última semana, onde também foi colocado o desejo de reforma na unidade. A escola já recebeu obras emergências neste ano, como a reforma total do telhado e restauração da parte elétrica, mas vai passar por maiores intervenções.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).