O acúmulo de papelões e outros lixos no túnel extravasor chamou a atenção de quem passava pelo local e foi registrado na última sexta-feira (13), repercutindo nas redes sociais. No dia seguinte, a Comdep esteve no local para retirar o entulho lá depositado e nesta semana, deu início à limpeza, removendo lixo, mato e outros detritos dentro da galeria.

No sábado (14), um caminhão ficou lotado com tudo que foi removido. Os detritos no rio possivelmente foram jogados por um comércio local, situação irregular que motiva a prefeitura a incrementar campanha de conscientização.
O túnel extravasor tem 3.150 metros e desvia a água do Rio Palatinato – a partir da Rua Souza Franco, no Centro – para o Rio Piabanha – na Rua Pedro Elmer, no Itamarati. O trabalho está sendo realizado para evitar que a entrada do túnel fique obstruída e, com isso, evitar transbordamentos em dias de chuvas nas ruas próximas, como Souza Franco, Paulo Barbosa e Caldas Viana.
“Nós temos promovido limpezas constantes no túnel extravasor e também fazemos a varrição da Rua Souza Franco depois das feiras livres, às terças e aos sábados, com o objetivo de impedir que uma grande quantidade de lixo acabe na boca do túnel”, disse o presidente da Comdep, Wagner Silva.
Este trabalho é realizado por uma equipe destacada pela Comdep para limpeza de rios. Locais como Caldas Viana, General Rondon, Raul Veiga, Souza Franco, Marechal Hermes, Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Cel. Veiga, Siméria e Adão Brand já receberam este serviço em 2017. No último mês, a equipe atuou ao longo das ruas Cristóvão Colombo e Luiz Paulistano.
Todo este serviço também faz parte do Plano Verão, uma preparação para enfrentar o período mais chuvoso na cidade, que vai de novembro a abril. Ele contém ações de prevenção e de resposta dentro de cinco áreas (deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio).
Também como parte dessa preparação, a Secretaria de Obras vem promovendo a desobstrução de galerias pluviais e limpeza de ralos, que já ocorreu em mais de 230 locais em toda cidade. Só em setembro, 20 ruas tiveram a retirada de lixo, folhagem e pedras que atrapalham o fluxo de água – materiais que muitas vezes é arrastado pela própria chuva ou vento.
Foto: Marcello Santos