Mesmo com a liberação da enfermagem para realizar consultas e prescrições anunciada na quarta-feira (18) pelo Conselho Federal de Enfermagem, o município irá manter a decisão de adiar o Dia D de coleta de preventivo que ocorreria neste sábado (21) para novembro.
A Secretaria de Saúde mantém as ações preventivas e de conscientização do Outubro Rosa junto às unidades e postos de Saúde, além de programação especial nas Academias da Saúde. Estão sendo oferecidas palestras alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero, aulas de ginástica, dança, oficinas de artesanatos, rodas de conversa e grupos de apoio às mulheres já diagnosticadas com a doença.
“Vamos aproveitar para fazer em novembro coincidindo com o novembro azul e mobilizar os homens também para o exame de próstata. Já retomamos hoje com a nossa rotina de enfermagem que inclui a atenção primária na identificação de agravos e complicações na gravidez, alterações no período pré-natal, acompanhamento das infecções sexualmente transmissíveis (casos de sífilis, HIV/AIDS, entre outras), de tuberculose, dentre outros agravos de grande importância para a saúde pública do município”, reforça a superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck.