Nesta semana teve início o programa “Rio Limpo” com o serviço de dragagem próximo ao Palácio de Cristal. Duas retroescavadeiras fizeram a retirada de areia e lixo verde às margens do Rio Piabanha. O trabalho foi autorizado na última sexta-feira (10) pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e também vai passar pelos rios Palatinato e Quitandinha. A ação integra o Plano Verão, que traça uma série de ações preventivas e de respostas para o período mais chuvoso do ano.
O Rio Limpo é mais uma ação dentro do esforço para mitigar os efeitos da chuva, ocorrência comum nessa época do ano. Para isso, foi montado um planejamento, que prevê atividades em cinco áreas diferentes: deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio.
Neste caso, o trabalho envolve as secretarias de Obras e de Meio Ambiente, a Comdep e a Águas do Imperador. O objetivo é retirar os sedimentos que atrapalham o curso do rio e que muitas vezes são arrastados pelo vento e pela própria água.