Sensibilizados com a história de uma aluna do último período do curso de Direito que descobriu recentemente que está com leucemia, um grupo de estudantes da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) se mobilizou para ajudar a amiga. Eles organizaram uma campanha para doar sangue para a jovem de 22 anos, nesta última terça-feira (14), no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho no Fundão, na Ilha do Governador – onde ela está fazendo o tratamento.
A UCP disponibilizou o ônibus fretado para o grupo, que reuniu amigos de classe da jovem, estudantes de outros períodos e cursos, e até mesmo ex-alunos da universidade.
“Isso vai fazer um bem enorme para ela. Ela descobriu a doença tem apenas três semanas. O que ela está precisando nesse momento é de apoio. E isso é o mínimo que podemos fazer. Além de energia positiva, agora é a única coisa que conseguimos ajudar e acho que é excelente para ela”, disse a aluna e amiga da jovem, Marcela Fones, responsável por iniciar a mobilização entre os estudantes.
Para a instituição, a iniciativa – que surgiu dos próprios alunos – vai ao encontro da missão da Universidade Católica de Petrópolis de transformar estudantes não apenas em profissionais capacitados para atuarem no mercado de trabalho, mas também em verdadeiros humanos.
“Acho extremamente importante apoiarmos esse tipo de iniciativa, uma vez que a ideia partiu dos próprios alunos e observamos a importância da Universidade Católica na vida deles com um olhar mais humano. O que é o nosso diferencial e a nossa missão, que é transformar alunos em verdadeiros adultos e humanos, criando o hábito da vontade e o lado da doação. A universidade abraçou a iniciativa com muita alegria. E observamos que os alunos, e até aqueles que não eram amigos de turma que abraçaram a ideia, independentemente de quantos foram fazer a doação, mostraram um ato de desprendimento”, destacou o vice-reitor da Universidade Católica de Petrópolis, Marcelo Vizani.
Já em Petrópolis, você pode ajudar outras pessoas doando sangue tanto no Hospital Santa Teresa, quanto no Hospital SMH – Beneficência Portuguesa.
Para doar no Santa teresa, basta comparecer ao hospital em qualquer dia da semana, inclusive domingos e feriados, de 7h às 18h. É necessário pesar no mínimo 50kg e estar em boas condições de saúde. Também se deve levar um documento de identificação com foto. Não é necessário estar de jejum, basta não ter ingerido comidas gordurosas nas últimas quatro horas que antecedem a doação. Saiba mais aqui.
Já o banco de sangue do Hospital SMH funciona de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 10h30.