Cidade

Pista sentido Juiz de Fora opera em mão dupla entre o km 81 e o km 78

Nesta última sexta-feira (17) teve início a mão dupla em trecho de três quilômetros na BR-040 – no sentido Juiz de Fora – Rio de Janeiro e retira o trânsito de veículos, incluindo os de carga, da Duarte da Silveira. O trecho da mão dupla tem limite de 50 km/h e não são permitidas ultrapassagens nesse local.

Além dos três quilômetros em meia pista foi providenciada uma “alça” emergencial para o Rio permitindo desviar o trânsito pesado pela BR-040 deixando os veículos de acessar o bairro Duarte da Silveira. A mudança – desvio em uma agulha – foi feita após o túnel do Quitandinha.

Como funciona a mão dupla:

A pista sentido Juiz de Fora, vai operar em mão dupla, entre o km 81 (logo após o Túnel do Quitandinha) e o km 78. Para quem trafega no sentido Rio de Janeiro, o acesso ao trecho de mão dupla se dará na altura do km 80, onde houve o desastre que abriu a cratera na estrada. O tráfego seguirá por mão dupla até o retorno existente pouco antes do Túnel do Quitandinha. O trecho de mão dupla vai operar com velocidade limitada a 50km/h. Ultrapassagens serão proibidas.

A operação da mão dupla vai eliminar também os desvios adotados desde o último dia 7 pela BR-393 (a Rodovia do Aço) de onde há acesso para a Dutra- para carretas –  para veículos de carga. Também será encerrado o desvio pelo Duarte da Silveira que estava sendo feito há pouco mais de uma semana.

 

Prefeitura requisita extensão de mão dupla que viabiliza ligação Bingen-Quitandinha

O município está requisitando junto à Concer, a extensão em 1,2 quilômetro do trecho em mão dupla com o objetivo de viabilizar a ligação Bingen-Quitandinha.

“A mão dupla que iniciou nesta sexta-feira para corrigir um problema no tráfego da estrada ocasionado pela cratera mostrou, na prática, que fazer a ligação Bingen-Quitandinha é extremamente fácil, que pode ser feita de imediato com uma sinalização simples e aperfeiçoada com uma obra. A Concer passou anos a fio enrolando com esta questão”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

A medida visa agilizar o percurso entre os bairros e melhorar o fluxo de veículos na área central da cidade e em vias dos dois bairros. Essa ligação vai beneficiar a cerca de 8 mil veículos que terão o trecho como alternativa para seguir de um bairro ao outro.

Hoje o trecho de mão dupla – operado de forma emergencial por três quilômetros – termina próximo do túnel. A ideia é que a mão dupla seja estendida pelo túnel e, já no Quitandinha, os motoristas sigam pelo bairro Amazonas, de onde farão o retorno para o Quitandinha. Acatado o novo pedido do município, a CPTrans iniciará a instalação de sinalização para orientar motoristas, facilitando a circulação de veículos dentro do bairro Amazonas.

“Além de ser uma demanda antiga, que irá facilitar a vida dos moradores do Bingen, esta alteração certamente irá melhorar o fluxo de veículos nas ruas dos bairros e no Centro. É uma alteração que trará benefícios para toda a cidade”, pontua o diretor-presidente da CPTrans Maurinho Branco.

Em fevereiro, o município já havia solicitado à Concer que o quinto lote das obras da subida da serra, a ligação Bingen-Quitandinha, fosse a primeira a ser concluída. Desde então a CPTrans vem solicitando à concessionária que realize uma obra alternativa – apresentando um projeto feito pela própria companhia -, semelhante ao que foi aplicado, agora, pela Concer.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).