As atividades do Agita Petrópolis continuam com vagas abertas no Siméria, Madame Machado, Bataillard e Vila Rica. O projeto oferece futsal, futebol society, ginástica, alongamento, entre outras atividades, de maneira gratuita para a população em 10 comunidades da cidade. Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro.
Além das atividades do Agita Petrópolis, a escolinha de basquete do Flamengo, inaugurada em abril, também tem vagas em aberto para crianças e adolescentes entre oito e 18 anos. O núcleo funciona no Centro Cultural e Esportivo Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade, atendendo a mais de 100 jovens de todo o município.
Neste ano o município também passou a organizar os eventos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). A programação é obrigatória e segue as diretrizes do Ministério do Esporte, atendendo regularmente 1.200 pessoas em três núcleos: Carangola, Posse e Quitandinha.
Além disso, o Ministério do Esporte aprovou o Programa Segundo Tempo (PST), que vai beneficiar 500 crianças e adolescentes de cinco locais do município: Caxambu, Morin, Mosela, Bingen e Valparaíso. A previsão é que seja iniciado o funcionamento no início do ano que vem. As modalidades oferecidas pelo projeto são futsal, basquete, vôlei, handebol, futebol de campo, rúgbi e atletismo.