Os músicos petropolitanos, João Felippe e Gustavo Gastão, estão passando uma temporada de seis meses na Suécia, como parte de um programa de intercâmbio acadêmico em parceria entre a UNIRIO e a Universidade de Örebro (Suécia). Os instrumentistas seguiram viagem para lá direto da turnê nos Estados Unidos que realizaram em agosto com a percussionista Lan Lanh, onde tocaram nas cidades de Nova York (festival BrasilSummer Fest), Los Angeles e São Francisco.
Passados quatro meses em terras suecas, os dois músicos já participaram de alguns concertos na própria universidade, com superlotação dos teatros, virando notícia no campus e entre os demais alunos. O primeiro show aconteceu no dia 31 de outubro, no Örebro Concert Hall, o principal teatro da cidade e também o espaço de ensaio da Orquestra de Câmara da Suécia e nesta quarta-feira (6), eles se apresentam na Universidade de Örebro com o show “Brazilian Night”, que receberá participações especiais de outros alunos e até professores. A ideia surgiu da vontade de ambos os músicos apresentarem um repertório totalmente brasileiro aos suecos para contribuir com a troca cultural, objetivo maior do intercâmbio acadêmico. O próximo show acontece no dia 09 de Dezembro na cidade Skövde, às 15h local.
João Felippe (31) e Gustavo Gastão (21) ingressaram para a UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ) em 2015, tendo conquistado, respectivamente, o terceiro e o sexto lugar na classificação geral do bacharelado de Música Popular Brasileira – Arranjo Musical. Este é um dos cursos oferecidos pelo Instituto Villa-Lobos (IVL), que, junto da Escola de Teatro, compõe um dos cinco centros acadêmicos da UNIRIO.
Quando decidiram se inscrever no programa de intercâmbio acadêmico, os dois músicos enfrentaram processo seletivo bastante rigoroso, que aconteceu em Abril deste ano no próprio Instituto Villa-Lobos (UNIRIO), com banca composta por professores da casa e também da Universidade de Örebro. Todos os alunos matriculados a partir do terceiro período do bacharelado de MPB – Arranjo Musical foram convidados a participar. Cada concorrente prestou provas individuais teóricas, práticas e de inglês para disputar as três vagas ofertadas.
Após muita ansiedade, os petropolitanos tinham muito a comemorar: João Felippe ficou classificado em primeiro lugar, com nota máxima em execução musical; e Gustavo Gastão em terceiro lugar. Ambos foram contemplados com bolsa acadêmica integral para a temporada de seis meses em Örebro, que teve início em meados de agosto e termina no fim de janeiro.
Além disso, João Felippe iniciou também os ensaios do seu show CONTRASTE na própria universidade, que oferece salas equipadas com instrumentos e sonorização de ponta e à disposição dos alunos 24h por dia. O CONTRASTE é o seu primeiro álbum autoral e foi lançado no Brasil em junho deste ano, em Petrópolis e no Rio de Janeiro. Nestas duas ocasiões, João Felippe contou com as participações especiais do guitarrista, Armandinho Macedo, e da percussionista, Lan Lanh.
Para a realização de seu projeto na Suécia, João Felippe (solista de cavaquinho 5 cordas, arranjador e compositor) remontou a formação principal de sua banda, originalmente um quinteto. Dessa vez o CONTRASTE é apresentado em trio, com João Felippe (cavaquinho 5 cordas – solo), Gustavo Gastão (piano elétrico) e Fred Warnby (bateria) – todos músicos e alunos da Universidade de Örebro.