Cidade

Centro de Comando e Controle vai reunir monitoramento de 85 pontos da cidade

As forças de segurança do município (Guarda Civil, Polícia Militar e delegacias), de controle e operação de trânsito (CPTrans) e de atendimento de emergências (Defesa Civil e Bombeiros) vão atuar juntos no Centro de Comando e Controle que está sendo montado no Centro de Cultura Raul de Leoni. O local vai reunir as imagens de 85 câmeras que serão espalhadas em diversos pontos pela cidade. Desta forma, a atuação desses órgãos será facilitada e a resposta às demandas da população será mais rápida.

O trabalho será concentrado num espaço de 90 m² que servia para o setor administrativo do Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE) – que agora fica no andar térreo. Além da estrutura para os homens que vão trabalhar no local, haverá ainda um gabinete para gestão de crises.

A primeira parte da estrutura será montada pela empresa Emive Patrulha 24 Horas Ltda., empresa de Belo Horizonte (MG) que fará o serviço por R$ 655.200,00 – valor 41,8% mais baixo do que o valor inicial previsto em licitação. Foram realizadas 25 rodadas de ofertas até a definição do vencedor da concorrência. A empresa atua em quase todos os estados do país e é líder no Brasil no segmento de segurança eletrônica.

Essa primeira etapa tem 45 câmeras que fazem rotação em 360º, possuem reconhecimento facial e realizam gravação de imagens em alta definição. Além disso, serão fornecidos poste de cinco metros de altura, nobreaks, rádios de comunicação, servidores de gravação de imagens, computadores, monitores, televisores, entre outros itens.

Serão monitorados locais como trevo de Bonsucesso, Praça de Nogueira, Praça de Corrêas, Retiro, Palácio de Cristal, 13 de Maio, Praça da Liberdade, Praça da Águia, Rua do Imperador, Rua Teresa, Paulo Barbosa, Praça da Inconfidência, Alto da Serra, Duas Pontes, Valparaíso, Pórtico do Quitandinha, Pórtico do Bingen, Mosela, Parque Municipal de Itaipava, Pedro do Rio, Posse, Ipiranga, Quissamã, Itamarati, Cascatinha, Montecaseros e Araras.

“Este é o início do trabalho. Muitas cidades possuem centrais maiores do que a nossa, mas nosso objetivo é seguir no caminho de monitorar todos os distritos para evitar crimes, ajudar na fluidez do trânsito e no atendimento melhor em casos de emergência. O Centro de Comando e Controle ficará à serviço da cidade”, explica o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi.

O segundo passo deste trabalho será a aquisição de mais 40 câmeras com os recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).