Símbolo nacional e petropolitano, os ipês amarelos florescem pela segunda vez em 2017, embelezando ainda mais as ruas da Cidade Imperial. Com a chegada do verão, exemplares da espécie já podem ser vistos desabrochando ao redor do Centro Histórico, como na Praça da Liberdade e na Avenida Piabanha, além das árvores presentes no Cascatinha e Quitandinha.
O ipê é a árvore mais cultivada do país, e também uma das mais conhecidas. Considerado um complexo de aproximadamente dez espécies, todas com características semelhantes, os ipês podem ser amarelos, brancos ou roxos, e estão presentes em todas as regiões do Brasil. Em Petrópolis, o destaque vai para os exemplares amarelos, existentes em toda a cidade. Apenas no Centro Histórico, estima-se ter cerca de 70 ipês amarelos plantados. Conhecidos por marcar a despedida do inverno, neste ano os ipês marcaram também a chegada do verão, surpreendendo os petropolitanos.
Ao lado das hortênsias, que voltaram a fazer parte do cenário petropolitano neste ano, os ipês retomam seu lugar de direito como um dos símbolos da cidade. Apenas em 2017, foram plantadas 7.200 mudas de hortênsias e 92 ipês em Petrópolis, marcando a volta da flora como atrativo turístico local. Também foram plantadas mais de 25 mil mudas de outras flores e árvores em toda a cidade.