Cidade

Número de vagas para idosos será ampliado e as de deficientes serão reorganizadas para espaços mais adequados e com acessibilidade

A partir deste mês, a CPTrans vai ampliar para 108 o número de vagas de estacionamento demarcados para idosos. As vagas de estacionamento para deficientes também serão reorganizadas para espaços mais adequados e com acessibilidade.

A equipe da CPTrans realizou o levantamento quantitativo e qualitativo das vagas existentes, levando em consideração se o espaço onde estão atualmente é compatível com a legislação, possui obstáculos para acesso, entre outras questões. Em casos em que for constatado problemas com a vaga, ela será suprimida e outra, próxima e mais segura, será instalada. No caso das vagas para deficientes elas foram mapeadas e mudarão de acordo com a necessidade de adequação e comodismo para as pessoas com deficiência.

“É uma mudança importante para os idosos, principalmente porque o estudo levou em conta vários fatores para realizar a demarcação adequada, prezando não só pela quantidade, mas pela qualidade desses espaços. Entendemos que isso é importante porque já chegamos a encontrar vagas de deficiente demarcadas em ladeiras, por exemplo, enquanto que há alguns metros dali existia espaço em área plana. Uma total falta de organização e cuidado com a nossa população”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Atualmente, o número de vagas para deficiente supera os 2% determinado pelo estatuto da pessoa com deficiência, no entanto, algumas delas estão em locais cujo acesso é difícil, causando transtorno para os deficientes. No caso das vagas para idosos, o número demarcado atualmente é insuficiente, porque, de acordo com o Estatuto do Idoso, é necessário 5% das vagas, seja em estacionamento público ou privado. Atualmente, esse número é de 65.

Um Comentário

  1. Seria interessante , também, se fiscalizassem e multassem que usa as vagas de idoso o dia todo. Conheço varias pessoas que moram ou trabalham na região da 16 de março, Irmãos D Ângelo que colocam o carro na vaga de idoso às 8:00 da manhã e só tiram no final do dia. Deveria ter uma outra naneira para controlarem esse abuso pois os fiscais não são suficientes e não tem como saber que hora que a pessoa estacionou na vaga.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).