Com apenas 13 anos, Matheus Domingues Moreira já coleciona medalhas e é uma das promessas do judô em Petrópolis. Praticante do esporte desde os 8 anos de idade, Matheus é filiado à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e já participou de campeonatos em Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, entre outros.
O petropolitano com síndrome de Down foi convidado a fazer parte da equipe brasileira na disputa da vigésima edição do participar do World Judo Games 2018, da Special Needs Judô Foundation, mas ainda tenta conseguir recursos para custear a viagem. A competição acontece nos dias 14 e 15 de abril, em Beverwijk, na Holanda.
Desta forma, a Turispetro está apoiando a campanha de arrecadação de fundos para que o judoca possa participar da competição.
“A intenção é incentivar este atleta e além disso, divulgar o nome da nossa cidade. Para isso autorizamos o uso de um espaço no Parque de Itaipava, para a campanha desse grande atleta, que será um sucesso ainda maior. É um trabalho que ajudará a viabilizar a viagem, sem custos ao município, e ainda teremos divulgação internacional de nossa Petrópolis”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Incentivado pelos irmãos, que também praticam o judô, Matheus é apaixonado pelo esporte. “Ele ama o judô, já luta a nível Brasil. E o crescimento dele dentro do esporte foi muito rápido. Nós costumamos viajar com ele para vários lugares do país para os torneiros, mas agora recebemos esse convite para ele lutar na Holanda e estamos fazendo uma campanha para arrecadar recursos para a viagem”, explica a mãe, Valéria Domingues Moreira.
A campanha do Matheus fica durante os fins de semana no Parque de Itaipava. Quem quiser ajudar, também pode entrar em contato com a família através da página dele no Facebook, pelo endereço: https://www.facebook.com/matheusjudocaespecial/. A família está vendendo produtos esportivos e canecas personalizadas para ajudar nos custos da viagem.