Petrópolis manterá o fornecimento da dose única contra Febre Amarela, 0,5 ml, preconizado pela Organização Mundial da Saúde para proteção para a vida toda contra a doença. Ao contrário das 15 cidades do Estado do Rio de Janeiro que terão que fracionar as doses, com proteção por até oito anos, o município não foi convocado para realizar o esquema de fracionamento. A prefeitura receberá 50 mil doses na próxima semana para que a população que for viajar para alguma área de risco se proteja com antecedência.
A vacina leva 10 dias para fazer efeito então é necessário o uso de repelentes até que haja a proteção durante o período. O secretário de Saúde Silmar Fortes reforça que crianças e adolescentes só serão vacinadas com a apresentação da caderneta de vacina, os adultos precisam levar um documento de identificação.
“Estamos reforçando nas Unidades de Saúde a divulgação da oferta das doses. É importante que a população tome a vacina antes de viajar. Estamos em período de férias e logo virá o carnaval, então recomendamos que todos tomem a vacina com tranquilidade na unidade mais próxima à suas residências”, reitera.
A diretora da Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger reforça que as pessoas que tomaram a vacina no passado já estão imunizadas. “Temos pessoas que tomaram a vacina em anos anteriores então essas pessoas não precisam tomar a vacina novamente. Devem se vacinar crianças a partir de nove meses a adultos com até 59 anos. A imunização é contra indicada para gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas à gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico”, frisa Elisabeth.
Confira os postos de vacinação:
Muito bom artigo Parabéns