Nesta quinta-feira (25) tem início o Petrópolis in Festival que levará shows à Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), no Centro. Para o evento, a Guarda Civil vai mobilizar 10 agentes por dia para o esquema de segurança, além de dois cães para o patrulhamento do público e quatro viaturas.
Além dos agentes que vão trabalhar diretamente no esquema de segurança do evento, a Guarda Civil ainda conta com oito homens que fazem a orientação do trânsito no Centro Histórico, cinco que atuam no Posto Fixo da Praça da Liberdade e mais dois que fazem o patrulhamento na Rua Teresa. Em caso de necessidade, esses 15 guardas podem ser deslocados para a área do festival.
“Uma parte dos agentes que vai atuar durante o festival é o que serve a Ronda Escolar, que vem sendo usado nestas férias escolares para atender outros eventos e o turismo. Mais uma vez, o trabalho será feito para dar toda tranquilidade necessária para o público que vai acompanhar todos os shows”, explica o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

A base dos trabalhos da Guarda será a Rua da Imperatriz, onde serão estacionadas as viaturas. O patrulhamento começará com antecedência em relação ao início dos shows, se estendendo até o término das apresentações e dispersão do público. A expectativa é que 10 mil pessoas acompanhem os quatro dias do evento.
Nesta quinta-feira, a grande atração é Paulinho Moska, que sobe ao palco às 20h, com o show solo “Moska apresenta Zoombido”, de voz e violão, no qual interpreta 20 canções que fizeram parte do seu programa, Zoombido, no Canal Brasil. Em seus 25 anos de carreira solo, ele dedicou 11 deles para criar, desenvolver e apresentar o programa, uma série musical e de entrevistas que já reuniu mais de 250 nomes da MPB. Os áudios musicais deram origem a série “Moska apresenta Zoombido”:
Antes de Paulinho Moska, quem sobe ao palco do festival é a banda Tokaia, abrindo o evento às 18h. Já tradicional na cidade, a banda percorre as estradas do país com canções autorais e releituras de grandes sucessos do rock pop nacional e internacional.
Nos quatro dias de evento, o palco do festival ainda vai contar com shows de Cidade Negra, Leo Gandelman, Danilo Caymmi, Onze:20, além de atrações locais como Dudu King, Gus Monsanto, Taruíra, entre outros. O encerramento, no dia 28, será uma homenagem ao samba. Além de uma extensa programação com samba de roda, show de pagode e encontro de blocos, o público ainda será brindado com uma apresentação da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, do grupo especial do Carnaval do Rio.