Cidade

Técnicos da Defesa do Estado avaliam danos em Petrópolis

Nesta segunda-feira (5), a Secretaria Estadual de Defesa Civil vai encaminhar 10 técnicos especialistas em avaliação de danos para a cidade. Eles se juntam ao corpo técnico da Defesa Civil de Petrópolis para contabilizar os prejuízos causados pela pancada de chuva de sábado (3). Agentes da Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro também reforçam a escala de atendimentos às ocorrências na segunda.

Na tarde deste último domingo (4), os produtores rurais do Caxambu se reuniram para contabilizar os prejuízos. Produções inteiras foram perdidas com a cabeça d´água que caiu sobre o bairro. A localidade tem 100 famílias de produtores rurais e é uma das principais áreas de produção rural da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai acompanhar os produtores nas reivindicações para retomar com a atividade.

Joaquim Sérgio, vice-presidente da associação de produtores do bairro, disse que a prioridade é refazer os acessos ao bairro. “Entrei em contato com a prefeitura no sábado à noite já pedindo o maquinário para recuperar emergencialmente e agora vamos trabalhar para que volte ao normal”.

O prefeito Bernardo Rossi destacou como prioridade o levantamento dos custos para restabelecer as regiões do Bela Vista e Caxambu, e bairros vizinhos atingidos. “A meta é agilidade para o trabalho emergencial de recomposição dos prejuízos. O Caxambu é uma região agrícola e precisamos restabelecer a produção e seu escoamento. No Bela Vista, há barreiras a serem retiradas, recomposição do pavimento para que a rotina da comunidade volte ao normal”, afirmou. O levantamento dos prejuízos será encaminhado ao Ministério da Integração Nacional.

Todas as secretarias e concessionárias de serviços públicos estão integradas e agindo. Obras, Serviços Públicos, Comdep, Assistência Social e CPTrans atuam diretamente nos locais e atendimento às famílias. Gestão Estratégica, Procuradoria e Administração atuam na parte de planejamento das ações de médio e longo prazos.

A Defesa Civil mantém 55 agentes de prontidão permanente e a prefeitura tem mais 80 homens de várias secretarias em atuação integrada à DC.

Foto da Rua José Timóteo Caldara – Itamarati, enviada pelo leitor Alex Ambrosio

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).