Ambiente

Dragagem de rios e limpeza de bueiros continuam pela cidade

Depois de fazer a remoção de terra, pedras e outros sedimentos em locais como Centro, Mosela, Cel. Veiga, Ponte Fones e Corrêas, o serviço de limpeza e  desassoreamento dos rios foi levado para Bonsucesso e, na sequência, vai seguir por Nogueira.

A desobstrução de galerias e ralos também continua. Só entre janeiro e fevereiro, o trabalho ocorreu em Chácara Flora, Quarteirão Ingelheim, Quarteirão Brasileiro, Alto da Serra, Estrada da Saudade, Quitandinha, Siméria, Quissamã, Valparaíso, São Sebastião, Duarte da Silveira, Cascatinha, Itamarati, Itaipava, Roseiral, Estrada Mineira (Corrêas), Bairro da Glória, Atílio Marotti, Retiro, Morin, Independência, Alcobacinha e diversos locais como no Centro Roberto Silveira, Barão do Rio Branco, Dr. Sá Earp e Rua do Imperador.

De acordo com a prefeitura, o impacto da chuva que caiu na cidade no último sábado (3) foi menor graças a ações do Plano Verão. O planejamento para mitigar e responder às necessidades em caso de temporais incluiu, por exemplo, o programa Rio Limpo, que retirou mais de 5 mil toneladas de sedimentos do Piabanha, Palatinato e Quitandinha desde novembro do ano passado. Além disso, foi feita a limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais e ralos de drenagem 395 vezes em 228 locais apenas em 2017.

Corrêas: 1,3 mil toneladas de sedimentos removidos

Em Corrêas, a chuva arrastou muito lixo, que acabou preso na ponte que liga a Estrada União e Indústria à Praça Luiz Furtado da Rosa. A quantidade de lixo poderia ser ainda maior: só neste ponto, a limpeza do Rio Piabanha, feita pelo Inea, foi responsável pela retirada de 1,3 mil toneladas de sedimentos em dezembro.

“É importante a população também se conscientizar de não jogar lixo no rio e nem deixar na beira, porque ele pode acabar sendo levado para dentro do leito. A dragagem serve para remover terra e pedras que atrapalham o fluxo da água, mas o serviço acaba encontrando muitos sacos de lixo, garrafa pet e até móveis e eletrodomésticos maiores”, lembra o prefeito.

No local, o trabalho de limpeza foi feito no domingo com auxílio de uma pá mecânica, um caminhão e um caminhão pipa da Águas do Imperador. A CPTrans também atuou para orientar o trânsito no acesso à praça do bairro.

Corrêas (Crédito: Lucimar Amorim)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).