Cidade

Trabalho de limpeza e desobstrução de ruas na Posse continua

Cerca de 80 homens da prefeitura seguem com o serviço de limpeza e desobstrução das vias afetadas pela chuva da madrugada de quinta-feira (8) na Posse. A Estrada Silveira da Motta e a Rua Noêmia Alves Rattes já foram liberadas para o trânsito, que está em meia pista na Estrada do Brejal. A região do Ingá e do Mata Cavalo também já restabeleceu a passagem de veículos. O prefeito Bernardo Rossi decretou luto de três dias pelas vítimas das chuvas da Posse e do Caxambu.

São 24 famílias que precisaram deixar suas casas e 27 ocorrências registradas na Defesa Civil, em consequência das chuvas no distrito.

Na sexta-feira (9) o trabalho envolveu três retroescavadeiras, duas pás mecânicas e sete caminhões. A região central, a localidade Boa Vista e o posto de saúde da Posse receberam lavagem nesta sexta com caminhões-pipa da Comdep com água não potável. Só na quinta, foram removidas 250 toneladas de lama – contando com outras regiões que ainda tem limpeza na cidade, já foram removidas mais de 1,3 mil toneladas de lama desde sábado (3).

“As equipes da Assistência Social e da Defesa Civil permanecem no Morro da Querosene para atender a demanda dos moradores. É fundamental o cadastro da população e o registro das ocorrências. Apenas quinta, a Defesa Civil realizou outros 69 atendimentos além dos que já haviam sido realizados”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

A Rua Nossa Senhora de Fátima permanece sem acesso por causa do risco de novos deslizamentos. São 11 casas interditadas na região pela Defesa Civil. Morador da localidade, Carlos do Nascimento Belo Júnior, disse que existe uma grande preocupação com a possibilidade de mais chuva.

“Estamos com medo de que novos deslizamentos aconteçam já que deve chover mais. Mas desde o dia da chuva, a prefeitura está presente com a Defesa Civil e a Assistência ajudando os moradores”, comentou.

Também segue interditada a Estrada União e Indústria, na altura da Jacuba, onde houve dois rolamentos de blocos rochosos. Técnicos do DER estiveram no trecho na sexta-feira (9) e voltarão neste sábado (10) para estudar a melhor maneira para fazer a remoção da pedra com segurança para os moradores próximos. A Defesa Civil solicitou também a presença do DRM-RJ para avaliar o risco de outras pedras rolarem neste trecho.

A Águas do Imperador fez o reparo em parte da Estação de Tratamento de Água do Taquaril, que foi danificada por queda de barreira na quinta. Cerca de 20 pessoas trabalharam no local. Com isso, regiões mais baixas já voltaram a ser atendidas pelo sistema da Posse. Outras mais altas e mais distantes seguem tendo fornecimento pelo sistema de Pedro do Rio. Posto de saúde, escolas e outros locais seguem sendo abastecidos com caminhões-pipa disponibilizados pela concessionária.

Linhas de ônibus para Jurity, Albetos e Rio Bonito, na Posse, são restabelecidas

O trabalho na área atingida pela chuva na Posse possibilitou o restabelecimento parcial das linhas de ônibus para Jurity (728), Albertos (729), ambos no Brejal e total da Rio Bonito (712) nesta sexta-feira (09.03). As linhas operam até o centro da Posse. A linha 711, Terminal Itaipava x Posse, continua operando pela BR-040, entrando por Areal, mas já ampliou em quatro quilômetros o percurso, indo, agora até a altura da Escola Beatriz Zaleski, de onde retorna para o centro da Posse, segue para a Areal com destino a BR-040.

A linha 728 (Jurity) também opera, por hora, com o ponto final a cerca de 2Km ponto oficial da linha e a linha 729 (Albertos) segue até a altura da Escola Municipal Arnaldo Dyckerhoff, de onde retorna ao Centro da Posse. Já o 711, seguindo do Terminal Itaipava, opera com itinerário normal até a altura de Pedro do Rio, seguindo pela BR-040 para Areal em direção à Posse. A linha 707 (Fagundes) opera parcialmente, não seguindo até Anápolis e Posse dos Coqueiros. Já a linha 703 (Santa Mônica) opera atende a região do Sítio do Moinho devido ao volume de lama.

As linhas 303 (Bela Vista), 317 (Gregório Cruzick) e 325 (Alto Bela Vista) retornam ao itinerário normal a partir das 16h desta sexta-feira (09). Essas linhas estavam operando parcialmente por conta de uma pedra que rolou no último sábado (03.03) e obstruiu a passagem de veículos na Rua Timóteo Caldara.  Agora, apenas a linha 305 (Aristides Ladeira) segue com a operação parcial, nesta área, não indo até o ponto final e realizando a manobra do veículo na segunda curva. As demais linhas dessa região seguem com o itinerário normal.

 

Mais em:

Município reivindica livre passagem por pedágio em Areal

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).