O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, vai abrir o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura, que acontece nesta quarta-feira (14), de 9h às 17h30, no Cineteatro do Museu Imperial. Durante o encontro, serão discutidos assuntos como o desenvolvimento cultural do Rio de Janeiro, as políticas culturais para o patrimônio fluminense, os sistemas municipais de cultura, além da apresentação de proposições para os Fundos Nacional e Estadual de Cultura. Do fórum, também saíra a “Carta Petrópolis”, que pretende fortalecer o Pacto pela Cultura.
“A escolha da cidade para sediar o Fórum mostra a relevância que o município tem no setor. Petrópolis foi pioneira no estado do Rio na implantação de seu Sistema Municipal de Cultura e é referência para diversas outras cidades brasileiras”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.
Aprovado pela Lei 7035/2015, o Sistema Estadual de Cultura RJ é um marco nas políticas culturais no Estado do Rio de Janeiro, por permitir a participação de todos no processo de construção das políticas públicas de cultura nos 92 municípios do Estado. Com o Fórum Estadual dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura, o Sistema cumpre mais uma importante etapa no seu fortalecimento.
Segundo o presidente do fórum, Marcelo Bravo, a troca de conhecimento entre as cidades é fundamental. “O objetivo é multiplicar as informações sobre o estratégico processo de construção dos Sistemas Municipais, na carona do Sistema Estadual de Cultura, que tem várias de suas etapas já regulamentadas, em funcionamento. Nosso Fórum de Secretários e Dirigentes quer auxiliar na orientação à cada município na criação do seu Sistema, priorizar a elaboração do seu Plano”, explica.
Voltado para os secretários de cultura e assessores, além do ministro, o evento vai contar ainda com o Secretário de Estado de Cultura do RJ, Leandro Monteiro; o presidente da Frente Parlamentar de Valorização da Cultura, deputado estadual André Lazzaroni; o presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do RJ (CEPC- RJ), o músico Ivan Machado; o presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura, Marcelo Bravo; o presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do RJ, Ivan Machado, além de diversos dirigentes municipais de Cultura do estado.
Que lugar lindo!
Melhor Ministro da Cultura que esse país já teve!