Nesta semana teve início o serviço de desmonte de rochas na Estrada União e Indústria, no distrito da Posse. Os trabalhos, feitos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER- RJ), foram iniciados na altura do trecho conhecido como “Jacuba”, onde um deslizamento de pedras interditou a estrada na última quinta-feira (8). A previsão é que o serviço dure quatro dias, mas uma meia pista pode ser liberada antes da finalização. A quantidade de rochas foi avaliada em 15 toneladas.
Por conta do risco de novos deslizamentos, a Defesa Civil isolou uma área no raio de aproximadamente 80 metros ao redor do local do incidente. Uma máquina e quatro caminhões do DER-RJ estão fazendo os trabalhos. Mais uma máquina deve chegar ao local até o fim do dia (segunda-feira, 12/03).
O Departamento de Recursos Minerais do Estado também foi acionado pela Defesa Civil de Petrópolis. “Logo após a queda, acionamos o DRM-RJ para avaliar as condições do maciço rochoso. Eles encaminharam os técnicos e avaliaram a situação antes que o trabalho fosse iniciado. Por uma questão preventiva, isolamos a área para garantir mais segurança aos trabalhadores e para evitar a presença de curiosos próximos ao local”, explica o Secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.
Cerca de 30 homens, entre funcionários da Comdep e das secretarias de Obras e de Serviços e Ordem Pública (SSOP) ainda trabalham na limpeza dos locais de deslizamentos na Posse.
Linhas de ônibus para a Posse seguem com operação pela BR-040
As linhas de ônibus com destino à Posse seguem com a operação pela BR-040 a partir de Pedro do Rio. No quinto distrito, os veículos da linha 711 (Posse) estão indo até a Escola Municipal Beatriz Zalesky, retornando ao centro da Posse para seguir por Areal e fazer o itinerário contrário até o Terminal Itaipava. São nove veículos cumprindo este itinerário e atendendo os moradores da região. As linhas executivas 70 (Posse Gaby) e 74 (Rio Bonito) também passam pela BR-040.
A linha 701 (Pedro do Rio) está operando com o itinerário estendido até a entrada do Taquaril. A 725 (Posse Gaby) segue sendo realizada pela 711 (Posse). A linha 728 (Jurity) está operando com a parada no centro comercial e a 729 (Albertos) faz o ponto final na altura da E.M. Antônio José de Lima. Apenas a linha 717 (Posse Circular) está fora de operação.