Cascatinha e Corrêas registraram altos índices pluviométricos na madrugada desta quinta-feira (15): 68 milímetros e 65 milímetros, respectivamente. Por conta dessa pancada de chuva, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias atendeu a um rolamento de bloco rochoso, no Nova Cascatinha, e a um deslizamento de terra na Estrada Mineira, na altura do número 912.
Na Rua Nelson Ferreira Soares, no Nova Cascatinha, uma pedra rolou e interditou parte da pista. Equipes da Comdep e das secretarias de Obras e de Serviços e Ordem Pública (SSOP) realizaram desobstrução da via no final da tarde de quinta. Ademilson Delgado, treinador de uma escolinha de futebol, mora ao lado de onde a pedra se desprendeu. Segundo ele, o barulho foi parecido com um relâmpago.
“Foram dois trovões muito fortes. Achei que fosse um terceiro, e quando eu fui olhar, era a pedra que havia soltado. Foi um susto enorme, a chuva realmente me deixou preocupado”, disse Ademilson.
Na Estrada Mineira, um deslizamento de terra atingiu parte da via na altura do número 912. Os moradores próximos do local relataram o risco de queda de uma árvore ao lado da barreira. A Secretaria de Meio Ambiente encaminhou um biólogo ao local que autorizou a retirada, que será realizada pela Comdep.
Estrada União e Indústria totalmente liberada na Posse
O trabalho de limpeza na Posse segue acontecendo com 30 homens, entre funcionários da Comdep e das secretarias de Obras e de Serviços e Ordem Pública (SSOP), cinco retroescavadeiras e oito caminhões. O serviço está concentrado na região de Nilton Vieira e, nos próximos dias, vai continuar por Ingá, Boa Vista e Xingu.
Já o trânsito na região da Jacuba, na Posse, está totalmente liberado desde o final da tarde de quarta-feira (14). Os veículos e os ônibus voltaram a circular normalmente por volta de 17h. Com isso, as linhas da Posse, que estavam passando pela BR-040 temporariamente retornaram ao seu itinerário normalmente.
Defesa Civil atendeu 20 ocorrências na madrugada
A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou 20 ocorrências até o momento em virtude da chuva na madrugada desta quinta-feira (15). Foram seis deslizamentos de terra, sendo que dois aconteceram nos fundos das residências: uma na Estrada do Contorno, no Bingen, e outro na Estrada Mineira, em Corrêas. Barreiras também foram registradas na Rua Pernambuco, no Quitandinha e na Rua Alcebiades Barbosa, no Samambaia. Em nenhum dos casos houve feridos.
Também foi registrada a queda de uma de árvore na Estrada Mineira, além de pedidos de vistorias preventivas e alagamentos. Nas últimas 24 horas choveu 81 milímetros na Rua 24 de Maio, sendo o maior índice pluviométrico, seguido pela Rua João Xavier, com 76mm no mesmo período. Neste momento, a Defesa Civil está em estágio de vigilância.
Fotos: Marcello Santos