Nesteo domingo (25) acontece a primeira “Caminhadown” de Petrópolis, em homenagem ao dia internacional da pessoa com Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. O objetivo dos organizadores é mostrar que a inclusão da pessoa com deficiência se faz com a participação de toda a comunidade. A saída da caminhada será às 8h30, na Praça Dom Pedro, seguindo em direção à Praça da Liberdade. Na chegada serão oferecidas atividades relacionadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência, acompanhadas por professores, fonoaudiólogos e psicoterapeutas.
A ideia surgiu de um grupo de amigos que está acostumado a ajudar em campanhas beneficentes, como no caso do judoca Matheus Domingues Moreira, petropolitano de 13 anos, que foi convidado a fazer parte da equipe brasileira na disputa do World Judô Games 2018, da Special Needs Judô Foundation.
“Somos um grupo de amigos e apoiamos várias causas. Esse ano resolvemos começar a tirar do papel e executar ações que estavam a nosso alcance. Temos a convicção de que no futuro não precisaremos ter datas para dar visibilidade a causas relacionadas aos direitos humanos das minorias. Mas, até lá, temos que celebrar a homologação desta data e do simbolismo relacionado a esses grupos”, explica uma das organizadoras do evento.
“O nosso grupo tem um combinado: não citamos os nomes de ninguém em especial porque somos um grupo grande de amigos, então seria injusto com os outros. O principal é conseguirmos ajudar o próximo”, completa.
Além das atividades para as crianças e adolescentes, será oferecido também algodão doce e pipoca para os participantes. Os organizadores esperam reunir mais de 100 pessoas em torno da causa.