Cidade

Departamento de Iluminação Pública constata furto de cabos elétricos na Barão do Rio Branco

Na última semana, um morador da Av. Barão do Rio Branco relatou que diversos pontos da via estavam sem luz em ambos os sentidos. “Eu, como corredor e ciclista, sinto-me totalmente em risco (assalto, lesão, atropelamento e etc) à noite para fazer minha atividade física e acredito que várias pessoas tenham o mesmo problema. Essa semana contei quantas luminárias estão apagadas, são 20 apagadas do início da Barão até a 105º DP, e são 6 apagadas no sentido centro”, apontou Alex, que mora na região.

De acordo com o município, diversos pontos de luz na Avenida Barão do Rio Branco estão apagados por causa de furto de cabeamento da rede elétrica. O problema foi constatado na semana passada pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e já foi informado à Enel para que a concessionária tome providências. Por causa disso, o conserto está sendo impossibilitado. Na última sexta-feira (23), por exemplo, as equipes de manutenção programaram o conserto de 24 pontos, mas apenas três reparos puderam ser executados.

O trecho entre a Rua 13 de Maio e o Retiro tem 164 pontos de luz. Nesta segunda (26), o Departamento fez um mapeamento na via que liga o Centro ao Retiro e detectou mais 11 pontos com problema de falta de cabeamento. O relatório fotográfico e em vídeo também foi feito encaminhado à Enel.

Após esse contato, a concessionária a Enel Distribuição Rio informou que recebeu a solicitação da Prefeitura para a reposição do cabeamento elétrico na Avenida Barão do Rio Branco e que uma equipe técnica será enviada ao local para reposição dos cabos. Dessa forma, será possível seguir com o trabalho de manutenção da iluminação pública no local.

“O próprio Departamento de Iluminação Pública constatou as luzes apagadas e emitiu ordens de serviços para a Vitorialuz executar ao longo da Barão, mas ao chegar nos locais, as equipes de serviço identificaram que os cabos tinham sido furtados. Foi feito contato com a Enel para informar e pedir providências para que as luminárias possam ser consertadas o mais breve possível”, afirmou o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi.

Antes desta situação, foram consertadas 15 luminárias apagadas. Na noite desta segunda para terça (26), foram emitidas mais ordens de serviço para o local.

Desde o início do trabalho da Vitorialuz, foram feitos mais de 1,3 consertos de iluminação pública. Em um mês de serviços, a empresa responsável pela manutenção da rede esteve em 40 locais diferentes. O trabalho acontece tanto de dia quanto à noite e envolve sete equipes de trabalho.

Contudo, os relatos de falta de iluminação pública continuam sendo constantes por toda a cidade. “Já baixei aplicativo para abrir ocorrência, para ver se resolvia, mas fez um mês dia 20 e nada. A ocorrência aparece com status aberto desde o dia 21 de fevereiro e nada! Absurdo! Descaso!”, conta a leitora Vivian.

Estou nas escuras há 6 meses e venho fazendo pedidos desde 2017, mas até agora nada! São três postes sem luz no Oswero do Carmo Vilaça, na servidão Geraldo Cunha Ramaldes e outros dois postes mais acima próximo ao projeto do morro onde passam várias crianças e jovens”, diz o leitor Flávio.

Na rua dr. Sá Earp, perto da Ikinha tem pelo menos cinco postes sem luz, sem contar na Vila Luiz Carlos Soares e na entrada do Morin”, relata a leitora Mayara.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).