Neste domingo (8), o Conjunto Anima e Cuore da UCP se apresenta no cineteatro do Museu Imperial, às 16h. Os interessados já podem retirar seus convites na bilheteria do Museu Imperial gratuitamente. O II Concerto da Temporada 2018 será regido pelo maestro Antônio Gastão e terá repertório exclusivamente dedicado à musica barroca, especialidade do conjunto.
O programa, que incluirá sonatas e trios do alemão Georg Philip Telemann, e uma sonata do italiano Arcangelo Corelli, terá como destaque a canção do também italiano Tarquinio Merula. Fugindo do “espírito barroco”, o concerto incluirá obras do grande compositor argentino Astor Piazzolla.
Sobre o Conjunto Anima e Cuore da UCP – Fundado em novembro de 1986, o Anima e Cuore tem em seu currículo centenas de apresentações de grande sucesso, entre concertos didáticos destinados à comunidade universitária e eventos especiais. Formado por músicos voluntários e alunos bolsistas da Universidade, o Conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.
Destacam-se entre suas apresentações as temporadas de concertos que vem realizando regularmente no Museu Imperial e um programa especial do conjunto, produzido pela Rádio UCP, apresentado pela Rede Nacional de Rádios Educativas. Iniciou em 2008 o projeto de apresentar, em seus concertos regulares, todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.
O Conjunto Anima e Cuore foi vencedor em 2014 do Prêmio Guerra-Peixe de Cultura, na categoria Música Clássica, pelo conjunto de concertos realizados na temporada 2013 no Museu Imperial.