Neste mês, o Petrópolis em Serenata deste mês vai comemorar o 17º aniversário do grupo. Nesta quinta-feira (26), a partir de 18h30, os seresteiros percorrerão o distrito da Posse, a partir da esquina da Rua Noemia Alves Rattes com a Estrada União e Indústria, encantando os moradores com muita “modinha”, “valsa”, “toada”, entre outros estilos. Ao longo desses 17 anos de projeto, o grupo já contabiliza 424 apresentações, tocando 5.334 músicas do cancioneiro popular.
Os seresteiros se reúnem mensalmente e a cada mês percorrem ruas de um bairro, comunidade ou distrito da cidade, sempre homenageando nomes que têm relação com o estilo apresentado por eles ou com a localidade. É um projeto itinerante que nasceu no dia 19 de abril de 2001, no bairro Valparaíso, com o objetivo de resgatar este estilo musical antigo, comum nas cidades do interior e também em Petrópolis. O projeto conta com instrumentistas, cantores e apoio. Este mês, eles próprios serão os homenageados.
“O Petrópolis em Serenata continua determinado na sua trajetória de resgatar e preservar a nossa boa música, valorizando aqueles talentos que, muitas vezes, a mídia eletrônica não valoriza. Levando aquela música que os mais velhos sabem de cor, e que os mais novos respeitam e aplaudem porque tem letra, tem história, tem melodia”, destaca o coordenador do projeto, José Lacerda.
Para o roteiro deste mês, eles percorrem um trecho da Estrada União e Indústria até o Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU da Posse. Em caso de chuva, a Serenata acontece no CEU. Os próximos eventos serão realizados em Cascatinha, no dia 24 de maio; e em Nogueira, no dia 28 de junho.