Saúde

Hospital SMH – Beneficência Portuguesa mantém o funcionamento normalizado

Nesta última segunda e nesta terça-feira (29), o Hospital SMH – Beneficência Portuguesa mantém o funcionamento normalizado, com todos os setores e procedimentos sendo realizados.

Em função do dinamismo, tanto das atividades do hospital, quanto dos rumos da paralisação dos caminhoneiros, a direção do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa fará uma avaliação diária do cenário para tomar as decisões necessárias diante do risco de desabastecimento.

Até o momento, o hospital segue abastecido e sem nenhum transtorno decorrente do movimento realizado nacionalmente.

Palestra sobre diagnóstico e tratamento de doença do coração acontece nesta terça

Nesta terça-feira (29), o Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis promove a palestra “Identificação da isquemia miocárdica”. O evento será aberto à participação de médicos e terá início às 19h30 com o objetivo de debater linhas de tratamentos.

O cardiologista intervencionista Edgard Quintella, um dos responsáveis pelo setor de hemodinâmica do Hospital SMH, destaca que a abordagem do tema reflete diretamente na qualidade do serviço de saúde na cidade. A palestra terá três temas: ecocardiograma com estresse farmacológico; ultrassonografia e OCT intracoronário; e fluxo fracionado de reserva miocárdica (FFR).

“No caso da doença ser estável, o diagnóstico deve identificar se há isquemia na lesão. A melhor ferramenta para isso é o exame de fluxo fracionado de reserva miocárdica”, explica o especialista.

A isquemia miocárdica se caracteriza pela diminuição da passagem de sangue pelas artérias coronárias, que levam sangue ao coração. O problema pode levar ao infarto, que afeta 300 mil pessoas por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

O objetivo da palestra é discutir as melhores formas de intervenção após o diagnóstico, já que 30% dos casos de infarto levam à morte.

Para o cardiologista Roberto Eiras, um dos responsáveis pelo novo setor cardiovascular do SMH e organizador do evento, é fundamental saber de que forma a obstrução do vaso sanguíneo afeta a vida do paciente, ou seja, se é funcionalmente importante ou não.

“Muitas vezes o paciente tem um entupimento nos vasos sem chegar a fazer uma isquemia. Essa identificação é fundamental para definir o tratamento. A cardiologia está evoluindo para que intervenções não sejam feitas desnecessariamente”, conclui Roberto Eiras.

A palestra será no auditório do Instituto do Coração de Petrópolis, o Incope, que fica no prédio anexo ao Hospital SMH, na Avenida Portugal, 236, no bairro Valparaíso. O evento é gratuito. 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).