A paixão pela leitura começou bem cedo, aos cinco anos, logo após a alfabetização. Com oito anos, Letícia Souza resolveu escrever uma história, que acabou virando um livro. Agora, com nove anos, a escritora mirim está lançando o terceiro título: “Bullying – brincadeira que fere”. Aluna da rede municipal de Educação, Leticia participou de uma sessão de autógrafos especial nessa sexta-feira (8) na Casa da Educação Visconde de Mauá, onde participa das aulas de violino no contraturno escolar.
“Começo a pensar em um assunto e começo a pesquisar. Logo depois começo a escrever. Mostro tudo para o meu pai que me ajuda nesse projeto de escrever. Gosto muito de colocar no papel tudo o que eu sinto. Também adoro conversar com as pessoas sobre todos os assuntos”, contou Leticia Souza.
Leticia é aluna do 4º ano da EM Jandira Bordignon, no Quitandinha. “O livro sobre bullying eu resolvi escrever porque eu passei por isso e vi outros sofrendo por conta das atitudes de outras pessoas. Eu acho muito triste. Quero mostrar o quanto isso é ruim conviver com o bullying e como as crianças podem viver melhor sem isso”, contou Leticia que já está planejando o próximo livro – “Gostei de conversar sobre os livros na Casa da Educação. Agora já estou pensando no meu próximo livro, a Bruxa e a Noiva”, disse.
O estímulo vem de casa. O pai de Leticia, Moacir Souza, é professor e escritor e está se preparando para lançar o segundo livro. “Percebemos bem cedo esse interesse pela leitura e sempre a incentivamos a ler. Quando as histórias começaram a surgir, a deixamos livre para escrever. As histórias são publicadas exatamente da forma como ela organiza. É uma criança muito antenada que presta muita atenção no que está acontecendo a sua volta. Nos mudamos para Petrópolis e estamos muito satisfeitos com a escola e o acolhimento na Casa da Educação”, contou o pai de Letícia.
Quem quiser conhecer os livros de Leticia pode conferir as atualizações na página do Facebook (Leticia Souza – Estrelinha da Serra). A autora também mantém um canal do YouTube com o mesmo nome. Os livros também podem ser adquiridos diretamente com o pai de Leticia através do telefone (21) 98694-1095.
Inscrições são abertas para oficina sobre cultura escrita
Educadores e professores das escolas e Centros de Educação Infantil já podem se inscrever para a oficina “Semeadores de Histórias”, que vai ocorrer no dia 20 de junho na Casa da Educação Visconde de Mauá. O conteúdo será ministrado pela professora da rede municipal, Luciana Zillig. No dia 20 de junho serão promovidos dois encontros, com 35 vagas cada. O primeiro vai ocorrer na parte da manhã, às 8h30 e o segundo no mesmo dia, às 13h30.
A intenção é a de fazer com que os profissionais reflitam sobre a importância da leitura e contação de história durante o ensino regular.
A Secretaria de Educação solicita que cada unidade escolar indique um profissional para participar da formação. As inscrições podem ser realizadas pelos telefones 2246-8678 e 2246-9069.