Cidade

Câmara aprova projeto de lei que regulamenta a autorização do espaço que fica no entorno do Palácio de Cristal

Faltando poucos dias para o início da Bauernfest, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei, proposto pela Prefeitura, que regulamenta a autorização do espaço que fica no entorno do Palácio de Cristal (intramuros) durante a Festa do Colono Alemão. O objetivo da Lei é preservar o espaço dos jardins do atrativo para que receba apenas empresas com tradição histórica na festa, que tenham produtos típicos culturais alemães, indicadas pelo Clube 29 de Junho. Pela nova lei, apenas empresas petropolitanas poderão explorar o espaço. As outras barracas, da Rua Alfredo Pachá e outras, continuam sendo adquiridas por licitação. O projeto foi aprovado por 12 votos favoráveis.

O projeto também prevê que uma das barracas e o moinho da festa sejam disponibilizados para organizações da sociedade civil voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes indicadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA). A expectativa é de que a barraca lucre R$ 80 mil e o moinho R$ 300 mil para as instituições.

O texto garante que as empresas indicadas pelo Clube 29 de Junho deverão ter ligação com a cidade, “de modo que possuam um estabelecimento físico no município de Petrópolis e que nele sejam comercializados produtos típicos alemães”.

“Temos empresas de qualidade excelente, com excelentes produtos. É obrigação do poder público prestigiar as empresas locais e agregar valor a elas. Essa é uma forma de prestigiá-las, garantindo que elas terão eternamente aquele espaço intramuros durante a festa”, frisa o procurador geral do município, Sebastião Médici, lembrando a importância também do artigo 3º do projeto, sobre as instituições indicadas pelo CMDC. O projeto de lei diz que a indicação pelo conselho ocorrerá através de sistema de rodízio, de forma gratuita. O procurador participou da sessão da Câmara explicando sobre a importância e a legalidade do projeto para os vereadores.

A festa ocorre entre 22 de junho e 1º de julho.

Alternativas são testadas para cenário de socorro durante a Bauernfest

Nesta última quarta-feira (13), uma ação conjunta realizada entre as forças de segurança e socorro testou caminhos alternativos para a realização de socorro durante os 10 dias de Bauernfest – que ocorre de 22 de junho a 1º de julho. A intenção foi definir estratégias que facilitem acessos de viaturas de resgate em caso de acidentes no período em que a cidade estiver cheia. A expectativa é de público ainda maior do que no ano passado, quando 320 mil pessoas passaram pela cidade. A atividade teve início por volta das 18h quando o fluxo de veículos aumenta nos trechos testados para elaborar as estratégias diante de cenários com grande movimento de veículos.

A ação reuniu viaturas e motocicletas da CPTrans, Polícia Militar e Guarda Civil, além de ambulâncias do Corpo de Bombeiros e Samu. O itinerário, saindo do Corpo de Bombeiros, passou pela Barão do Rio Branco – utilizando a contramão a partir da ponte da Moagera, 13 de Maio, Avenida Koeler, Roberto Silveira, 7 de Abril, Montecaseros, Carlos Gomes até a altura do Pronto Socorro e Hospital Santa Teresa (HST). Em outro percurso, o trajeto restando foi até à UPA Centro, passando pela Paulino Afonso, Montecaseros, Roberto Silveira, Barão do Amazonas, Monsenhor Barcelar e Rocha Cardoso. Na volta até o Batalhão, o trecho utilizado foi o da Washington Luiz, Rua do Imperador, Raul de Leoni, Ipiranga e 13 de Maio. Todo o trajeto desde a saída dos veículos ao Batalhão do Corpo de Bombeiros até o seu retorno foi feito em 22 minutos.

A CPTrans trabalha em um esquema de trânsito ainda mais detalhado para a Bauernfest do que o realizado em 2017 para garantir aos petropolitanos e turistas a mobilidade nos 10 dias do evento. A meta da companhia é tornar o trânsito ainda mais fluído e facilitar o acesso ao transporte do público do evento. O planejamento inclui, além do teste realizado nesta quarta, a melhoria na sinalização do trânsito, alterações e fechamentos de vias, área definida para estacionamento de carros, vans e ônibus, itinerários para entrada e saída de ônibus de turismo na cidade, caminhos alternativos, ônibus extras, dentro outras ações.

“Nos dias da Bauernfest o número de veículos que sobem a Serra tende a deixar o trânsito mais complicado. Por isso estamos trabalhando em ações para minimizar o impacto nas ruas do Centro e as opções para os moradores da cidade é utilizar as rotas alternativas. Tudo o que foi testado hoje será trabalhado e analisado. O trabalho integrado é, sem dúvida, imprescindível para termos uma festa com a garantia de socorro rápido, caso seja necessário”, destaca o diretor técnico operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

CPTrans vai reforçar sinalização para a Bauernfest

Com previsão de superar o público de 320 mil pessoas que passaram pelo Palácio de Cristal e arredores no ano passado durante a Bauernfest, a CPTrans vai reforçar a sinalização horizontal da área. A pintura, que será estendida a outros pontos do município, vai iniciar nessa área com o objetivo de facilitar o trânsito nos dias de festa. A exemplo do ano passado, a companhia trabalha para minimizar o impacto do trânsito no dia a dia do petropolitano, assim como tornar o acesso às ruas e alternativas de trânsito facilitada aos turistas que visitarão a cidade.

A prioridade será para as faixas de pedestres, reforçando a sinalização e garantindo espaços para a travessia dos petropolitanos e turistas. Além das faixas, também serão priorizadas as áreas de proibição de estacionamento, com foco nos espaços destinados às manobras. Um desses pontos será a intercessão da Roberto Silveira com a 7 de Abril e Alfredo Pachá.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).