A 29ª Bauenfest, que começa na próxima sexta-feira (22) e vai até o dia 1º de julho já tem definida sua realeza. O concurso realizado neste último sábado (16), no Palácio de Cristal, elegeu três descendentes germânicas: a Rainha, Beatriz Azevedo; a 1ª Princesa, Débora Blezer Stilpen; e a 2ª Princesa, Nathalia Pujol. Elas têm a missão não só de representarem a festa nos 10 dias de evento, como também a cidade de Petrópolis até o ano que vem, já que o reinado só termina na próxima Bauernfest.
Com o Palácio lotado, 17 candidatas concorriam às faixas mais desejadas da festa. Algumas chegaram a se emocionar em cima do palco ao defenderem sua candidatura, contando a trajetória das suas famílias e o sonho de se tornarem rainhas. Mas a história, a simpatia, os trajes típicos e o conhecimento sobre a colonização germânica em Petrópolis da estudante Beatriz Azevedo conquistaram os cinco jurados.
“Eu faço dança alemã desde os sete anos de idade, e hoje estou realizando um sonho. Eu aprendi, através dos colonos, que a gente nunca deve desistir dos sonhos. Eles chegaram até aqui e puderam sonhar novamente, então hoje eu estou vivendo um sonho. Estou muito honrada, muito feliz”, disse a nova Rainha, que é descendente das famílias Rippel e Wurch. A relação dela com a Bauernfest também é antiga, seus pais, Raul Farias Lima e Isa Xavier trabalham há 21 anos na festa. O casal já é conhecido pelo público do evento por se apresentarem em pernas de pau.
O concurso é uma das formas de preservar a cultura germânica em Petrópolis, que ainda carrega as heranças deixadas pelos colonos, homenagear seus descendentes, e também é mais um atrativo da festa. Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Ranfolfo, este ano, as atrações cultuais da festa, com danças típicas, bandas e grupos folclóricos e diversas outras atividades ganham seis palcos espalhados pelo evento.
“Em 2017 foram quatro palcos e este ano aumentamos mais dois. A gente quer reforçar e garantir a preservação dessa cultura que nos influencia até hoje. Arrisco dizer que essa, é sim, a maior festa de cultura germânica do nosso país”, destaca.
Além das atrações culturais, a festa vai contar com 40 barracas, a maioria com comidas típicas alemãs, com os famosos salsichões, entre outras delícias, além de barracas com cerveja e chope – outra paixão alemã, artesanato e fotografia. “Este ano estamos expandido ainda mais a festa, tenho certeza que será mais um ano de sucesso. E, agora, a Bauernfest está muito bem representada com a eleição da sua realeza. Além de ser um dos atrativos do evento, já tradicional, o concurso também é uma forma de homenagearmos as famílias dos colonos, que são o motivo de a festa existir”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Todo o concurso foi marcado não só pela emoção das candidatas, mas também de suas torcidas, com a presença das famílias e grupos folclóricos da cidade, que vibravam a cada apresentação.
O sobrenome da primeira princesa esta errado, o certo é Stilpen