Na última semana, o município anunciou que o Hospital Alcides Carneiro vai receber um investimento de R$ 12 milhões em reformas, melhorias e ampliação de leitos. As obras deverão começar pela maternidade e o ponta pé inicial será dado nesta segunda-feira (16), com a visita de arquitetos à unidade. Reformas das enfermarias, ampliação de leitos na urgência e na Unidade Pós Cirúrgica (UPC), novo Hemocentro e uma Casa de Partos estão no plano operativo, que vem sendo discutido desde o ano passado no Conselho de Saúde e no conselho do Sehac (Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro), que administra o hospital.
O investimento será feito pela FMP/Fase, que mantém programas de residência médica no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. As ampliações, melhorias e reformas têm o objetivo de trazer mais qualidade no atendimento do hospital, que possui atualmente 226 leitos em operação. O HAC é referência na cidade no setor público com números que comprovam a importância no setor de saúde pública: somente nos seis primeiros meses deste ano são 5 mil internações, 3,7 mil cirurgias, 32 mil consultas e 232 mil exames realizados.
De acordo com a supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel Sá Earp, a transparência no processo é um dos pontos fundamentais do projeto, já que ele foi todo acompanhado dentro do Conselho de Saúde, além disso, outro ponto positivo foi o planejamento.
“É uma nova fase, em que as diretrizes de investimentos da instituição vêm do Plano Municipal de Saúde. Não vêm para apagar incêndios, mas para planejar o crescimento do hospital. Isso é a marca desse movimento”, disse ela. “Participar de qualquer movimento para melhoria das qualidades da modernização e da participação do Hospital Alcides Carneiro no Sistema Único de Saúde é sempre concretizar a missão da faculdade. Nossa parceria é antiga, vem desde o início da década de 1970, sempre motivada com pelas necessidades do momento e do hospital, com o objetivo de fortalecer a instituição”, completou.
O projeto, que tem o valor exato de R$ 11.214.412,16, inclui aquisição de gerador; ampliação da central de esterilização de materiais, Casa de Partos, reforma das enfermarias de clínica cirúrgica feminina e clínicas médicas feminina e masculina, reforma dos corredores, reforma da enfermaria de ginecologia, obra para ampliação de três leitos da UPC, obras de ampliação de três leitos na urgência, adaptação para criação de um novo hemocentro, conclusão da obra do telhado da UTI neonatal, instalação de elevador, reforma de telhados da farmácia e arquivo geral, reforma na cozinha, novo circuito de ar e máquina com filtros no centro cirúrgico,Sistema de Gestão Hospitalar e Sistema de Gestão de documentos.