A cultura japonesa que invade o Palácio de Cristal se despede neste domingo (5) com atrações durante todo o dia. Entre os destaques estão demonstrações de artes marciais, oficinas, apresentação de canções japonesas, cosplay e o concurso de fotografia de cerejeiras. Nesta 10ª edição, a festa – além de divulgar e preservar a cultura oriental na cidade – comemora os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
Para encerrar o evento com chave de ouro, os admiradores do Japão, turistas e petropolitanos também poderão acompanhar demonstrações das artes marciais Jiu-Jitsu, Kage Ryu e Aikido, a partir de 10h; apresentação musical de Kaminari Taiko, às 13h; oficina com o grupo Dobraduras da Serra, às 14h; canções japonesas com Noboru Fujita e Cant’Vox, às 14h30; Kaminari Taiko, às 16h; Concurso de Fotografia de Cerejeiras, às 17h; apresentação de cosplay, às 18h; e Bon-Odori fechando a noite, às 19h. Além de exposições de pipas e origamis durante todo o dia.
Com cerca de 300 descendentes atualmente, Petrópolis celebra e exalta a cultura japonesa também com barracas nos jardins do Palácio que contam com comidas típicas, saquê e produtos japoneses. Neste domingo, elas funcionam de 10h às 20h.