A Assistência Social recebeu a doação de mais uma biblioteca literária, através da Fundação Itaú Social. Os volumes são compostos por títulos selecionados e destinados ao público infantil e juvenil, e vão ser utilizados no complemento das atividades educacionais dos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e programas sociais. No total, foram 1,5 livros de diversos autores e temas variados.
Foram 1,5 mil exemplares recebidos nesta semana. A doação faz parte da parceria entre a Fundação Itaú Social e o Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo é estimular a leitura ainda na primeira infância e fortalecer, principalmente, as ações do programa Criança Feliz. A previsão é de que sejam entregues mais de 1,2 milhão de livros em todo o Brasil.
“Estamos distribuindo estes exemplares entre os oito CRAS, Casas da Acolhida e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), possibilitando o acesso a leitura de centenas de crianças que participam dos programas da Assistência Social. Poderão contar também com os livros participantes do Programa Criança Feliz, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e Acessuas Trabalho”, pontuou o diretor de Proteção Social Básica da pasta, Rodrigo Lopes.
Para a pedagoga do CRAS Corrêas, Bétissa Vianna, os exemplares vêm para incrementar o trabalho já desenvolvido, oferecendo o acesso de crianças e adolescentes a muitos títulos. É um grande presente à Assistência.
“Estou muito encantada com todo esse material. Não apenas poderemos oferecer as nossas crianças e adolescentes o acesso a todo esse conteúdo, que sabemos que muitas vezes não chegam as classes menos favorecidas, mas também poderemos trabalhar a convivência e fortalecimento de vínculos dos familiares dos mesmos. A leitura no ambiente familiar pode restaurar os laços afetivos”, comentou a pedagoga.