Neste sábado (18), o Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira vai realizar um mutirão de atendimentos de pacientes pré-agendados. Serão, no total, 300 pessoas atendidas em oito especialidades: nutrição, patologia cervical, ginecologia para adolescentes, dentista, clínica médica e hebiatria (medicina do adolescente), além de coleta de preventivos e ultrassonografias.
Só no Centro de Saúde Coletiva, são feitos, em média, quase 3 mil atendimentos por mês. Destes, cerca de 1,6 mil são de atendimentos médicos, como clínica médica, ginecologia, obstetrícia, hebiatria, pediatria e para planejamento familiar. Os demais são de atendimentos de nível superior, com enfermeiros e odontologistas.
“Queremos aproveitar o funcionamento da unidade no Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite para abrir os consultórios e permitir os atendimentos à população. Vamos possibilitar o acesso a estes atendimentos a 300 pessoas. Só de exames de ultrassonografias, serão 70 atendimentos”, completa a diretora do Centro de Saúde Coletiva, Elida Marta Santos.
As ultrassonografias serão voltadas para a Saúde da Mulher. Serão exames transvaginais, obstétricos e pélvicos. Ainda na área da Saúde Mulher, serão disponibilizadas pela unidade coletas de preventivo. Isso fortalece o trabalho da Secretaria de Saúde, que registrou quase 6 mil coletas de preventivo em toda a rede, só de janeiro a abril deste ano. No Centro de Saúde, foram quase mil coletas.
“Ainda há vagas para coleta de preventivos e consultas de hiperdia com enfermeiros, em que são tratados pacientes com hipertensão ou diabetes. Nosso enfermeiro pode acolher e fazer a solicitação dos exames, para buscar depois atendimento médico especializado. Basta procurar, nesta semana, a recepção da nossa unidade com cartão SUS, CPF e comprovante de residência”, completa Elida.
O mutirão vai acontecer das 7h às 17h. O Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira fica da Rua Santos Dumont, nº 100 – Centro.