Nesta semana teve início o enterramento da rede de alta tensão em locais com extensa vegetação na Rua Pedro Elmer (Itamarati). A rede subterrânea vai impedir que ocorram rompimentos dos cabos que fazem a distribuição, o que ocorre com maior frequência no verão, quando a chuva causa queda árvores sobre a fiação. O objetivo é fazer a mesma intervenção realizada em Bonsucesso, Bonfim, Quitandinha e Centenário,onde o enterramento já está concluído e já beneficia 38 mil pessoas.
Na Rua Domingo José Martins, 570 metros da rede foram enterrados e já estão funcionando. O trabalho beneficia não só os moradores da rua ou de Bonsucesso, como também de locais próximos como Araras, Feirinha de Itaipava, Sítio da Ponte, Águas Lindas, Calembe e Estrada da União Indústria.
“Com esta obra, melhoraremos a qualidade de fornecimento da região de Bonsucesso e Nogueira no que tange a eliminação dos problemas com vegetação, queda de árvores, entre outros, que se agravam ainda mais com o período de verão”, explica o responsável pelo Polo Serrano da Enel, Rodrigo Almeida.
Isso porque os cabos que são enterrados são os que fazem a distribuição de energia – ou seja, quando uma árvore cai sobre a fiação em Bonsucesso, cinco mil clientes da concessionária nessas outras áreas também acabam afetados. Fazer o reparo pode levar algumas horas dependendo do tipo do problema, a dificuldade do acesso, queda de barreira ou outras situações.
Agora, o trabalho em Bonsucesso será finalizado com a remoção dos cabos de alta tensão – que já estão desligados – do alto dos postes, com previsão da Enel para esta semana.
Serviço na Rua Pedro Elmer
Na Rua Pedro Elmer, no Itamarati,a Secretaria de Obras está abrindo canaletas com 1,20 metro de profundidade e 60 centímetros de largura com uma canaleta e cinco funcionários. Em seguida, a concessionária faz a instalação dos dutos subterrâneos. Depois disso, a pasta fecha o buraco. Só após essa fase é que a Enel faz a passagem dos cabos e ativa a rede de alta tensão.
A obra vai beneficiar quase seis mil clientes da concessionária, além da região do Itamarati, também de Estrada da Saudade, Rua Ipiranga, Rua 13 de Maio, Av. Barão do Rio Branco e Quarteirão Brasileiro.
Além das duas obras, o enterramento também será realizado em Rua João Xavier (Duarte da Silveira) e Rua Olavo Bilac (Castelânea). No total, 1,8 km de rede serão enterradas este ano, beneficiando 23 mil clientes – ou quase 100 mil moradores.
Em 2017, 700 metros de rede subterrânea em Av. Getúlio Vargas (Quitandinha), Rua Pedro Stumpf Sobrinho (Centenário) e Rua Dr. Agostinho Goulão (Bonfim). O enterramento nesses locais reduziu a zero as interrupções de fornecimento, o que beneficiou 38 mil pessoas.