Na última semana, o Governo Federal anunciou um repasse a ser feito pelo Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde de 29 municípios do estado do Rio de Janeiro. Petrópolis vai passar a receber mais R$ 4,5 milhões por ano para o custeio de hemodiálises e diálises pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por mês, em conveniadas contratadas são cerca de 1,7 mil procedimentos.
Em Petrópolis, duas unidades de saúde realizam hemodiálise em convênio com o município. No Hospital Santa Teresa, que fez, só em agosto, mais de mil procedimentos, e a Clínica Renalle, responsável por mais de 700 hemodiálises no mês.
O novo recurso faz parte do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) para nefrologia, um incentivo financeiro que custeia parte desse tipo de procedimento. No total, o Governo Federal vai destinar mais de R$ 302 milhões para o estado, um recurso extra a ser pago mediante produção de cada município.
“Este recurso tem o objetivo de ampliar e qualificar os serviços de nefrologia no município. Desejamos aprimorar estes serviços, que são oferecidos a pacientes renais crônicos, em estágios diferentes, de acordo com a necessidade”, comentou a secretária interina de Saúde, Fabiola Heck.
Em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde, existem 721 estabelecimentos habilitados para oferecer tratamentos renais pela rede pública de saúde. Entre 2010 e 2017, 233 novos serviços foram habilitados. O SUS conta hoje com 24.213 equipamentos de hemodiálise.
Foto: imagem ilustrativa