Em outubro, o Projeto Ambiente Animal estará em Petrópolis com castração gratuita para cães e gatos e já definiu as áreas prioritárias de atendimentos no município. Isso significa que se seu cão ou gato vive em uma dessas localidades, poderá ser castrado pela equipe veterinária do projeto: – Araras (Rocio, Vale das Videiras, Vista Alegre; Santa Luzia e Poços Peixes; Bonfim; Caxambu; Caititu; Glória; Santa Isabel; Castelo São Manuel e Tapera.
O cadastro é feito por mobilizadores do projeto que já estão em campo passando pelas áreas prioritárias mencionadas acima e em breve, estarão realizando o cadastro no contêiner, sendo necessário levar comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (21) 96962-6117.
Este é um Projeto da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), com recursos da Compensação Ambiental (art 36) operacionalizados pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e executado com o VivaRio em parceira com a Can & Fel, com início em dezembro de 2017 e previsão de conclusão em dezembro de 2019. O Projeto Ambiente Animal tem como objetivo promover o controle e a redução de cães e gatos nas comunidades inseridas dentro dos limites, ou nas zonas de amortecimento das unidades de conservação no Estado do Rio de Janeiro, a partir da castração, educação e sensibilização ambiental, e do estímulo à guarda responsável desses animais. A expectativa é castrar cerca de cinco mil animais entre cães e gato até janeiro de 2020.
Ele foi concebido com a finalidade de minimizar os impactos causados por cães e gatos na fauna silvestre das unidades de conservação. Esses impactos estão frequentemente associados a condutas inadequadas e até mesmo ilegais dos seus tutores/donos. Dentre elas a principal é o abandono. Estes animais, quando abandonados em áreas naturais e seu entorno, podem causar danos significativos aos ambientes naturais ao se alimentarem da fauna nativa, competir por alimento, disseminar doenças e parasitas e destruir ambientes frágeis.
O projeto, que trabalha com o conceito de saúde única, irá promover além das castrações, atividades de educação e sensibilização ambiental com o objetivo de apresentar às comunidades a importância da castração e a guarda responsável para a saúde do bichinho, do ser humano e para a conservação da fauna silvestre. O Ambiente Animal foi planejado se apoiando sobre 3 pilares fundamentais para a reversão deste problema crônico: educação e apoio a campanhas de adoção de animais, controle populacional e seminário técnico-científico para discussão dos resultados e divulgação dos mesmos.
Siga as orientações:
ORIENTAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS PARA O TUTOR
1 – Os cães deverão estar em jejum completo de 10 horas antes do ato cirúrgico
2 – Os gatos deverão realizar jejum completo de 6 horas antes do ato cirúrgico
3 – Os animais deverão estar limpos
CRITÉRIOS PARA CASTRAÇÃO DO ANIMAL
1 – O animal deverá apresentar peso adequado ao seu porte e idade
2 – Ter idade entre 6 meses e 6 anos e até 20 kg.
3 – Deve apresentar boa saúde e não ser portador de nenhuma doença crônica respiratória, cardíaca, hepática, renal, neurológica etc.
4 – Não apresentar um nível de agressividade que impossibilite seu domínio por parte do tutor
ATENÇÃO
Os animais serão avaliados por veterinários no dia da castração e só serão operados aqueles que atenderem aos critérios estabelecidos.
ORIENTAÇÕES PÓS-CIRÚRGICAS
1 – Deixar o animal em repouso, sem fazer esforço físico
2 – Dar as medicações prescritas para o pós-cirúrgico
3 – Colocar roupa cirúrgica e/ou cone
4 – Manter a ferida cirúrgica limpa e livre de moscas
5 – Retirar os pontos após 15 dias do ato cirúrgico
Foto: reprodução Petz
No bairro onde moro tem muitos cachorros na rua e cadela dando cria direto cachorro morrendo filhote tem muito na rua moro na estrada da fazenda inglesa bairro alto da derrubada
Na comunidade do Duarte da Silveira tbm muito animais sofrendo , morrendo cadelas dando cria e sem apoio algum , poderia trazer esse projeto para cá tbm ?
Como faço pra cadastrar os meus ?
Eu moro no são Sebastião quando terá nas adjacências?