Saúde

Dia D de Coleta de Preventivo acontece neste fim de semana

A Secretaria de Saúde vai promover, neste sábado (20), o dia “D” de Coleta de Preventivo, principal exame para diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero além de determinar níveis hormonais, diagnosticar inflamações ou infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis. A campanha ocorrerá em seis unidades Básicas de Saúde, 32 unidades de Saúde da Família (USF), além do Centro de Saúde, Centro de Saúde do Itamarati e Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC), das 8h às 17h. Não é necessário agendar.

“A Secretaria de Saúde vem investindo em campanhas de conscientização e incentivando a realização do exame. Ele diagnostica precocemente o câncer que é considerado um dos maiores causadores de morte de mulheres no Brasil”, destacou a secretária de Saúde, Fabiola Heck. Em Petrópolis, mais de 14,7 mil mulheres estão com o exame em dia. De janeiro a agosto deste ano, foram quase 12 mil exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Dia D prevê, também, ações especiais no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira e na Unidade de Saúde da Família do Vale do Carangola. No Centro de Saúde, vão acontecer atendimentos extras. Cinco dentistas vão estar de plantão para oferecer escovação e limpeza com flúor para crianças de até 12 anos. O local vai oferecer, ainda, oficina de maquiagem, atendimentos de advocacia, nutrição e shiatzu, das 8h às 12h.

No Vale do Carangola, a Academia da Saúde e a equipe de Saúde da Família da localidade, em parceria com a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) e a Faculdade Arthur Sá Earp (FMP/Fase), vão realizar uma programação especial durante todo o dia. Além da coleta de preventivo e exame clínico de mama, vão acontecer uma caminhada, atividades recreativas e esportivas e práticas de ioga e shantala.

A caminhada está prevista para as 9h, tendo a concentração marcada para as 8h em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Vale do Carangola. As rodas de conversa vão acontecer das 10 às 12h e das 14 às 16h. Já as práticas de ioga começam às 10h e as de shantala às 14h.

Sobre o preventivo

O exame preventivo (ou Papanicolau) deve ser realizado anualmente ou a cada seis meses de acordo com a orientação médica. Ele é a principal estratégia para se diagnosticar precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para gerar sintomas.

Quando as chamadas lesões precursoras – que antecedem o aparecimento efetivo da doença – são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%. Esta é a principal razão pela qual a regularidade do exame preventivo é tão importante. Ele é capaz de poupar mulheres de passar por todo o desgaste físico e emocional da luta contra o câncer, proporcionando maiores chances de um tratamento de sucesso.

O preventivo deve ser realizado anualmente pelas mulheres assim que elas iniciarem a vida sexual. Além da detecção do câncer de colo de útero ainda na fase pré-clínica (sem sintomas), o exame auxilia no diagnóstico de outras doenças.

“Com o exame é possível avaliar as alterações ocasionadas pelo HPV, lesões internas, infecções e inflamações vaginais e doenças sexualmente transmissíveis que não manifestam sintomas externos. É de extrema importância que as mulheres estejam em dia com os seus exames preventivos anualmente. Quem precisar pode contar com uma de nossas unidades de Saúde no próximo sábado”, afirma Fátima Coelho, superintendente de Atenção à Saúde.

 

Lista das unidades de saúde – atendimento das 8h às 17h:

USF Alto Siméria – Rua Manoel Francisco de Paula, s/nº

USF Amazonas I e II – Rua Alagoas, s/nº, esquina com a Rua Amazonas

USF Dr. Thouzet – Rua Dr. Thouzet, 609

USF São Sebastião I e II – Rua São Sebastião, 625

USF Santíssima Trindade – Rua Lopes de Castro, 101, Valparaíso

USF Vila Saúde – Rua Santa Catarina, 23, quadra 41

USF Alto da Serra I, II e III – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

USF Meio da Serra – Estr. Velha da Estrela, s/nº, próx. à E. M. Pedro Amado)

USF Vila Felipe – Rua Ermiínio Schimidt, s/nº

USF 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 197

USF Bairro Castrioto – Rua Santa Rita de Cássia, 114

USF Bataillard – Rua E, 35, Parque Residencial Mosela

USF Fazenda Inglesa – Estr. da Fazenda Inglesa, s/nº

USF Moinho Preto – Rua João Xavier, 2.109, A

USF Pedras Brancas – Rua Pedras Brancas, 1.190

USF Nova Cascatinha – Rua Hyvio Naliato, 951, Cascatinha

USF Carangola I e II – Estr. do Carangola, 860

USF Castelo São Manoel – Rua Cap. João Amâncio de Souza Coutinho, 436

USF Jardim Salvador – Rua Juiz Castro e Silva, 33

USF Vale do Carangola – Rua Waldemar Vieira Afonso, 7

USF Boa Esperança – Estr. Ministro Salgado Filho, s/nº, Cuiabá

USF Comunidade 1º de Maio – Rua Nourival Braga da Silva, s/nº

USF Lajinha – Estr. das Arcas, 1.817

USF Vale das Videiras – Estr. Almirante Paulo Martins Meira, 8.201

USF Brejal – Estr. do Brejal, km 06, Posse

USF Posse II – Estr. União e Indústria, 33.530

USF Vila Rica – Rua A, ao lado da quadra 28

UBS Quitandinha – Rua General Rondon, 400 e 490

UBS Morin – Rua Pedro Ivo, 81

UBS Mosela – Rua Mosela, 744

UBS Retiro – Av. Barão do Rio Branco, próx ao Sacolão

UBS Itaipava – Estr. Philúvio Cerqueira Rodrigues, s/nº, ao lado da Águas do Imperador

UBS Pedro do Rio – Estr. União e Indústria, próx. ao Centro

Centro de Saúde Itamarati – Rua Bernardo Proença, 32

Centro de Saúde Coletiva – Rua Santos Dumont, 100, Centro

Ambulatório do HAC – Rua Vigário Corrêa, 1.345

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).