Concer: Saúde
Concer:  Saúde
Ambiente

Comdep instala tela para coibir despejo irregular de entulho na Estrada do Paraíso

A Comdep instalou mais uma tela para coibir o despejo irregular de entulho, dessa vez na Estrada da Paraíso, no Sargento Boening. É o terceiro equipamento colocado pela Companhia esta semana. O local é alvo frequente do despejo irregular – já houve remoção de entulho 23 vezes esse ano só pela Comdep (praticamente a cada 15 dias). Na última semana, o serviço foi feito pela Secretaria de Serviços, que retirou 30 toneladas apenas nesse local onde foi colocada a tela.

O trabalho para manter os bairros limpos continua sendo feito de forma intensa pela Comdep. Só entre janeiro e outubro desse ano, foram mais de 55 mil toneladas de entulho levados para o aterro de Pedro do Rio. Ainda assim, o descarte irregular é uma situação que se repete no município.

O Código de Posturas estabelece que a forma correta de descartar restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos velhos é levar os resíduos volumosos para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer remoção imediata do entulho despejado na rua ou na calçada e fica sujeito a multa de R$ 800.

Para denunciar a infração, é possível entrar em contato com a Fiscalização de Posturas pelo telefone 2246-9042, ou então direto com a Comdep pelo telefone 2292-9500. São cerca de 250 notificações e multas aplicadas por ano só por essa prática.

Para quem tem mais dificuldade de fazer o transporte desses resíduos para o aterro de Pedro do Rio, a Comdep oferece um serviço gratuito: é o Disque Entulho, que faz o recolhimento de até 20 sacos de 25 kg. Para agendar, basta ligar para 2243-7822. O serviço possui rotas fixas, mas também atende outros bairros de acordo com a disponibilidade das equipes.

A tela instalada no Sargento Boening tem 5 metros de cumprimento e 2,5 metros de altura. Também foram colocadas quatro estacas de madeira para sustentar a tela. A Comdep ainda colocou uma placa indicando a proibição do despejo dos resíduos volumosos e o contato do Disque Entulho.

Desde o ano passado, a Comdep vem buscando medidas que ajudem a coibir a irregularidade. A empresa já instalou canteiros de jardim em locais como Siméria, Vila Militar, Quarteirão Brasileiro, Rua Espírito Santo (Quitandinha), Corrêas e Rua Fabrício de Mattos. Outra forma de coibir a prática foi com a instalação de placas indicando a proibição do descarte de entulho, serviço feito esse ano em locais como Samambaia, Corrêas, Estrada da Saudade, Bataillard, Retiro, Centro, Quarteirão Ingelheim, Itamarati, Mosela e Pedras Brancas.

“A instalação da tela é mais uma alternativa que a Comdep está colocando em uso para coibir essa prática. Já foi colocada uma na João Xavier (Duarte da Silveira) e outra no Pedras Brancas (Mosela). Além dessa no Sargento Boening, já está na programação instalar mais uma na Rua São Paulo (Quitandinha). Isso está sendo feito em lugares onde isso é recorrente para impedir o acesso de quem quer deixar as comunidades sujas”, conta o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).