Saúde

Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família oferecem testes rápidos para detecção de DSTs

Durante todo o mês de dezembro serão realizadas iniciativas de conscientização para prevenção do vírus HIV/Aids e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Postos de Saúde da Família (PSFs) estarão equipadas com os testes rápidos. Em aproximadamente 20 minutos, é possível obter os resultados dos exames de HIV/Aids, Sifilis, Hepatites C e B.

De acordo com a encarregada da coordenação de ISTs, Miriana Hilcenko o programa atua de forma a descentralizar a realização dos testes rápidos, disponibilizando o serviço pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atualmente, os Postos de Saúde da Família (PSFs) realizam o exames com resultados em 20 minutos. “Vamos estender os testes rápidos para as UBSs e assim agilizar o obtenção dos diagnósticos, acelerando o início dos tratamentos quando houver a detecção da doença. O teste é rápido e simples, com apenas uma gota conseguimos identificar as infecções”, destaca a encarregada.

O programa da ISTs do município pretende acompanhar a meta do Ministério da Saúde, que é ter 90% de identificação e tratamento do HIV/Aids. “O que as pessoas precisam saber, é que com o tratamento é possível se reduzir a carga viral de forma que se tenha o vírus do HIV em nível indetectável e intransmissível. As pessoas conseguem viver normalmente, desde que se faça o tratamento, que é totalmente disponibilizado pela rede pública”, enfatiza a encarregada do programa.

No município foram notificados até o momento, 743 casos de pessoas infectadas pelo HIV/Aids. Desse total, 492 são homens, 248 são mulheres e 3 crianças. A maior incidência está entre pacientes adultos, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 59 anos.

O programa oferece atendimento diário, com a realização de exames e ação de conscientização, na sede localizada no Hospital Municipal Nelson Sá Earp (HMNSE). O funcionamento é de 7h30 às 19h30.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).