Na tarde desta terça-feira (22), um desplacamento de pedras assustou moradores do Ingá, na Posse. O deslizamento de um bloco rochoso atingiu seis casas, mas não houve feridos. Moradores relataram que escutaram barulhos na pedreira durante a madrugada e evacuaram os imóveis, mas não chegaram a acionar a Defesa Civil.
Cerca de 40 imóveis estão interditados preventivamente pela Defesa Civil em um raio de 500 metros. Os técnicos da pasta já começaram a preparar um novo laudo técnico para a área. Em 2014, sete casas e um terreno já haviam sido interditados no local, quinto distrito de Petrópolis e área rural, após deslizamento de rochas.
Equipes da Assistência Social também estiveram no local dando suporte às famílias. Está sendo feito levantamento apurando as necessidades de cada família em alimentos, roupas e outros itens. As famílias estão sendo alojadas em casa de parentes.
A temperatura alta aliada a raios e temporais no verão pode ter provocado o deslocamento de rochas, após sequência de variação térmica. “Numa linguagem mais simplista, resumimos o episódio desta forma, com estes elementos ocasionando ou ampliando fissuras”, afirma o secretário de Defesa Civil, Paulo Renato Vaz.
Será feita uma análise geológica para determinar causas e extensão do acidente e direcionar as ações de prevenção. “Técnicos estarão de prontidão e especialistas vão continuar a análise da região explica Paulo Renato.
Crédito: Dilza Silva Saldanha
**Matéria atualizada às 18h52